Propostas Pedagógicas e Planos Institucionais
A quinta linha de produtos e serviços inclui a consultoria na construção de propostas pedagógicas e na elaboração e implementação de projetos pedagógicos e planos institucionais para unidades escolares, sistemas educacionais e universidades corporativas.
” O trabalho – com sua estrutura projetiva – está na raiz de toda criatividade humana. Nele, o sujeito antecipa pioneiramente uma meta que não está no alcance de sua mão. Nele o homem-arquiteto faz a planta e, quando vai fazer a casa, enfrenta situações imprevistas, precisa improvisar, fazer escolhas, arriscar-se e passa a exercer poderes novos, que são o de duvidar, o de inventar e o de ser livre. Essa parece ser uma lição que a prática da educação pode extrair do trabalho e da compreensão do homem como trabalhador” – Leandro Konder: texto incluído na contra-capa do livro ” A construção da Proposta Pedagógica do Senac Rio (capa na imagem abaixo).
Propostas Pedagógicas
Em relação à consultoria para elaboração da Proposta Pedagógica, o SENAC de São Paulo e do Rio de Janeiro foram os principais clientes da Germinal Consultoria. O excerto a seguir foi retirado da Proposta Pedagógica do SENAC de São Paulo:
”No âmbito desta proposta, a metodologia de educação profissional é baseada em projetos, estudos do meio e atividades de solução de problemas, a partir da pesquisa, da busca das informações, da ação criativa e transformadora. Nesta perspectiva, o educador é um criador de ambientes e situações para que o aluno atue e aprenda como protagonista do processo de aprendizagem. Planeja, estimula a ação dos alunos, promove a reflexão, sintetiza, reformula, critica e avalia. Por estas e outras ações, organiza o trabalho educativo, como mediador e orientador. A abordagem por competências junta-se às exigências do foco no aluno. Conseqüentemente, docentes e alunos são sujeitos da ação de ensinar e aprender. Unem-se em parceria na construção dos saberes, pela pesquisa e ensino, prática/ação e teoria/reflexão. Com esta abordagem, o currículo exige o comprometimento do educador e do educando em atividades que possibilitem o exercício efetivo da competência a desenvolver. Implica no envolvimento em ações criativas e inovadoras no interior dos próprios ambientes em que serão requeridas.” |
O texto completo da Proposta Pedagógica do SENAC de São Paulo, em uma versão um pouco modificada daquela que resultou do trabalho que contou com a consultoria da Germinal, pode ser visto clicando aqui.
No Rio de Janeiro, a consultoria da Germinal aconteceu em um momento de radicais mudanças naquele Departamento Regional do SENAC. O Senac Rio, sob a presidência de Orlando Santos Diniz, empreendeu uma reestruturação completa para alinhar suas atividades às atuais necessidades de educação profissional da sociedade brasileira.
A Germinal Consultoria participou desse processo de transformação. O trabalho mais importante que realizou foi a consultoria na elaboração de uma Proposta Pedagógica. Essa Proposta Pedagógica serviu como farol de orientação para todas as mudanças educacionais posteriores. A consultoria da Germinal para o Senac Rio durou de 2000 a 2006. As duas organizações ainda são parceiras no Projeto Letramento Digital.
“A construção coletiva da Proposta Pedagógica do Senac Rio foi um caminho trilhado por centenas de pessoas: funcionários, colaboradores indiretos, educadores, consultores, personalidades consagradas ou anônimas. Construí-la coletivamente foi o único caminho viável nunca fácil, de fortalecer nossa identidade, de criar um diferencial percebido nao só durante um curso, mas durante toda a vida dos clientes desta instituição” (apresentação do livro ” A construção da Proposta Pedagógica do Senac Rio). |
O desdobrar de todo o processo de estudo, reflexão, discussão e busca do consenso, que culminou na redação do texto final da Proposta Pedagógica, está registrado em um livro. ”A Construção da Proposta Pedagógica do Senac Rio” . ELe retrata o processo de desenvolvimento da consultoria e da criação coletiva de uma proposta de educação profissional para o Departamento Reginonal do SENAC, no Rio de Janeiro. A citação anterior foi retirada da apresentação do livro. Para conhecer outros excertos do livro clique aqui.
Planos Institucionais
Educação Superior
Para o Senac Rio, a Germinal Consultoria assessorou o desenvolvimento dos projetos que possibilitaram o ingresso da Instituição na Educação Superior (graduação e pós-graduaçâo). Assessorou também a instituição na formulação da perspectiva estratégica para este nível de ensino.
Na Pós-graduação, foi responsável pelo plano do Curso de Especialização em Docência da Educação Profissional que acompanhou o projeto de credenciamento enviado ao MEC.
Na Graduação, a Germinal participou da elaboração do Projeto Credenciamento, junto ao MEC, do Centro Superior em Tecnologia da Informação (hoje, Faculdade Senac Rio) e do Projeto de Autorização de Funcionamento do Tecnólogo em Tecnologias WEB – TTW Webmaster, que, no processo de autorização, receberia uma outra denominação: Graduação Tecnológica em Rede de Computadores. Desse projeto, postamos, como exemplo de trabalho de pesquisa, o estudo de mercado que justificou a implementação do TTW Webmaster. A Germinal participou ainda da elaboração do projeto pedagógico da Graduação Tecnológica em Gestão de Telecomunicação.
Ainda para o Senac Rio, a Germinal prestou consultoria na definição de um padrão de estrutura curricular e de metodologia para a gradução tecnológica e para os cursos de especialização. Esse padrão inclui uma perspectiva educacional voltada para a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências e uma forma de estruturação do currículo: em módulos e articulado por projetos. Desenvolveu também um projeto de Instituto Superior de Educação, que não foi implementado.
A Germinal também prestou consultoria no desenvolvimento de outros projetos relacionados ao ensino superior. Entre eles, destaca-se um Projeto de Instituto Superior de Educação (ISE). Um clique aqui remete para um excerto do projeto.
Educação Profissional de Nível Técnico
A Germinal assessorou o Senac Rio na estruturação do ensino técnico de nível médio ajustado às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Nível Técnico, contidas no Parecer CEB/CNE nº 16/99. A consultoria envolveu a elaboração de cerca de 30 planos de cursos técnicos de nível médio e elaboração do projeto técnico e do plano de negócio do Centro Politécnico do Senac Rio, sua maior unidade. Esta unidade foi convertida em Centro Politécnico e, no início, concentrou a implementação dos cursos de nível técnico do Senac Rio (2001).
A Germinal também participou do grupo de consultores que assessorou a elaboração dos Planos de Curso da Educação Profissional de Nível Técnico do SENAC/SP. Também reformulou o projeto institucional da Escola Brasil Profissional, de Porto Seguro (Ba), por demanda do Instituto de Hospitalidade (IH).
Educação Profissional de Nível Básico
“Toda a ação educacional do Senac Rio está baseada em processos que transcendem o paradigma escolar, substituindo o ensino pela valorização e efetivação da aprendizagem consciente, baseada em atividades e projetos práticos que propiciam a vivência reflexiva e orientada de situações significativas, o mais próximo possível das realidades do trabalho, da organização, do mercado e da sociedade.
Em sintonia com esse posicionamento, o Senac Rio oferece um amplo leque de serviços e produtos, constituindo um mosaico de ações educativas que propiciam a pessoas e organizações o desenvolvimento de conhecimento nas atividades terciárias da economia.
Este CD-ROM mostra uma parcela do universo de possibilidades do Senac Rio: cursos desenvolvidos a partir de árvores do conhecimento e fundamentados em um projeto pedagógico inovador”.
O texto anterior é da capa de um CD-ROM que compila a parte mais significativa da programação de Educação Profissional Básica do Senac Rio. O CD-ROM resultou de amplo processo de reformulação da programação de Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento e Atualização dos então nove (9) Centros Especializados do Senac Rio:
(1) Administração e Desenvolvimento Empresarial;
(2) Moda, Beleza e Design;
(3) Educação Trabalho e Cidadania;
(4) Idiomas;
(5) Educação em Saúde;
(6) Comunicação e Artes;
(7) Tecnologia e Gestão Educacional;
(8) Informática e Telecomunicação e
(9) Turismo e Hospitalidade.
A Germinal prestou consultoria no desenvolvimento de todo esse trabalho.
Reestruturação foram: a adequação ao mercado de trabalho, a partir de levantamentos quantitativos e de pesquisas qualitativas, a orientação para o desenvolvimento de competências, a organização do conteúdo das áreas através de árvores do conhecimento (ver imagem anterior), a modularização dos currículos e, por fim, a metodologia de projetos. O desenho da árvore de competências do Centro Administração e Desenvolvimento Empresarial (CDE) e excertos do projeto de reestruturação de educação profissional básica do mesmo Centro (clique aqui), contidos no CD-ROM “O futuro começa aqui”, podem dar uma idéia do resultado de um trabalho que envolveu todas as Unidades Especializadas e os Centros Regionais do Senac Rio.