Capacitação de Educadores
A terceira linha de serviços e produtos envolve a capacitação inicial, a atualização e o desenvolvimento de educadores, seja atuando em cargos de direção ou supervisão, como técnicos, no magistério ou no treinamento de Recursos Humanos.
A Germinal Consultoria tem prestado consultoria no desenho e na implementação de diferentes experiências de formação e desenvolvimento de educadores. As mais importantes estão relacionadas a seguir.
Formação Pedagógica
Os Programas Especiais de Formação Pedagógica são cursos destinados a capacitar (licenciar) professores para a Educação Básica e Profissional. Destinam-se aos que tenham concluído o bacharelado ou aos egressos de formações tecnológicas e técnicas específicas de nível superior (artistas plásticos, tecnólogos, engenheiros, arquitetos, …). A Germinal desenvolveu um formato inovador para o Programa. Um clique aqui abre uma página onde uma amostra deste Programa Especial de Formação Pedagógica é apresentada.
Clhidren – foto de Anynhasblog
Normal Superior
O curso Normal Superior é destinado à formação de docentes para as primeiras séries do Ensino Fundamental. Um clique aqui permite o acesso a um curso inovador, centrado no desenvolvimento de competências docentes. O desenho do curso, feito pela Germinal, inclui um projeto de prática docente, como centro da dinâmica curricular. Faz parte de um projeto não implementado de Instituto Superior de Educação.
Clhidren – foto de Anynhasblog
Educação infantil
O curso Normal Superior Educação Infantil destina-se à formação de docentes para a Educação Infantil. Um clique aqui permite o acesso a amostras de trabalho de um curso desenhado pela Germinal. Como o Normal Superior, é um projeto inovador centrado no desenvolvimento de competências docentes. O desenho do curso inclui um projeto de operação de uma escola de educação infantil, como centro da dinâmica curricular. Também fez parte de um projeto não implementado de Instituto Superior de Educação. Carlos Avelino, Cena Urbana
Delfim, “Nós”, 2002
Pós-Graduação em Educação Profissional
Curso destinado à formação de docentes para a Educação Básica, Profissional e Superior. Destina-se aos graduados em cursos de nível superior. O Projeto, aprovado pela USP e MEC, acompanhou o processo para o credenciamento do Senac Rio como instituição autorizada a desenvolver programas de Pós-Graduação lato senso em todas as suas áreas de atuação (Saúde, Administração, Educação, Moda, etc.). O projeto foi desenhado pela Germinal, que também acompanhou a sua implementação. Clique aqui para saber mais sobre o projeto. Clique aqui para conhecer os Programas de Pós-Graduação do Senac Rio.
At the Foot of Changbai Mountain (1985), Sketch, 37cm x 26cm, Wu Guanshong, Arte Chinesa Contemporânea.
Carlos Avelino, Cena Urbana
Desenvolvimento Continuado de Docentes
Programa institucional de desenvolvimento de docentes, organizado em módulos, parte a distância e parte presencial. A Germinal prestou consultoria no desenho e na implementação do Programa. Postaremos em breve mais informações sobre ele.
At the Foot of Changbai Mountain (1985), Sketch, 37cm x 26cm, Wu Guanshong, Arte Chinesa Contemporânea
“O senhor… Mire veja: o mais importante e bonito do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam . Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra, montão.” (Guimarães Rosa). |
“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende” (Guimarães Rosa).
Formação de Instrutores de Treinamento
A Germinal criou um Programa de Formação de Instrutores de Treinamento e o desenvolveu em diferentes ocasiões e para clientes diversos, entre eles: o Banco do Brasil/Brasília , o INSS de São Paulo e de outros estados e a DPaschoal . Tem como objetivo capacitar e desenvolver instrutores de treinamento dentro das organizações. Profissionais de diferentes áreas que atuam, ou aspiram atuar como instrutores são o público-alvo deste Programa. Trabalhando continuamente competências de ensinar e aprender através de situações práticas gravadas em video, o Programa inclui o desenvolvimento das competências de planejar o ensino, criar e conduzir situações de aprendizagem e avaliar os resultados de programas de treinamento, além de melhorar a capacidade de comunicação e de trabalho em equipe.
Beatriz Milhazes, Serpentina (Serpentine), 2003, monoprint, 52 x 52 inches, ed: 40
Capacitação de docentes para projetos especiais
Paralelamente ao desenvolvimento de Projetos Educativos, Currículos e Programas, a Germinal Consultoria desenvolveu uma série de cursos e oficinas de capacitação de docentes para a implementação desses Projetos e Programas.
Entre outros, desenvolveu e executou um projeto de capacitação para todos os coordenadores e docentes que implementaram (nos dois primeiros anos) o Programa de Educação Para o Trabalho (PET) do SENAC de São Paulo.
A Germinal também desenhou, experimentou e aprimorou um projeto de capacitação de multiplicadores e instrutores no próprio local de trabalho para a implementação de programas capacitação conectados a processos de certificação profissional para o Turismo (Instituto de Hospitalidade – IH).
Desenhou também o projeto e capacitou os primeiros docentes para a implementação da Faculdade Senac Rio. Como um último exemplo, a Germinal desenhou um projeto de capacitação e capacitou os primeiros coodenadores docentes (dois primeiros anos) para a implementação do Programa “Jovem Aprendiz Rural” do SENAR de São Paulo.
Desenvolvimento Profissional de Diretores e Supervisores Escolares
A Germinal desenvolveu e participou da execução de um Programa de desenvolvimento de diretores e supervisores de ensino da Secretaria da Educação de São Paulo, promovido pela Fundação do Desenvolvimento da Educação (FDE). Desenhou e também executou um programa de desenvolvimento profissional para todos os gestores da referida Fundação.
Picasso, Famille de Bateleurs
Jogos e Simulações em Educação
Módulo que faz parte do programa de desenvolvimento de docentes do SENAC de São Paulo. A Germinal desenhou e participou da implementação do módulo. Clique aqui para ter uma amostra do trabalho desenvolvido para o projeto.
Ao jogo, Huizinga atribui a origem do ritual, da poesia, da música, da dança, do saber e da filosofia. A cultura em seu nascimento é um jogo e nunca se separa por completo dele. “A cultura surge no jogo, e enquanto jogo, para nunca mais perder esse caráter”[1]. Assim, seja na assimilação da cultura, seja em sua construção, o jogo está presente e jogar é preciso. |