Responsabilidade Social
Instituições incorporam cada vez mais valores éticos de responsabilidade social. Cumprir objetivos organizacionais voltados à produção e circulação de bens e serviços já não é suficiente.
É preciso dar respostas éticas para questões relacionadas com as conseqüências sociais e ambientais das atividades produtivas. É preciso assumir responsabilidade com os afetados pela presença da organização em determinado tempo e lugar. A ética e a responsabilidade social ajudam a moldar uma imagem positiva da organização perante a sociedade. Essa imagem afeta diretamente o comportamento de seus clientes atuais e potenciais.
O contingente de organizações que coloca as questões éticas e de responsabilidade social dentre suas prioridades é cada vez maior. A implementação de projetos relacionados à própria sustentabilidade ambiental e social, à melhoria de qualidade de vida de funcionários e de comunidades vizinhas, ao apoio a projetos educacionais e culturais destinados a jovens e populações carentes etc. são contribuições cada vez mais presentes em variados tipos de organizações.
Que retorno essas instituições obtêm com essas práticas? Há um retorno imediato. Postura ética e contribuições sociais à comunidade já constituem um diferencial competitivo importante. Mas o mais importante é a organização ser partícipe e beneficiária de um desenvolvimento sustentável. No longo prazo, a ética e a responsabilidade social garantem a sobrevivência organizacional.
Muitos dos projetos desenvolvidos com apoio da Germinal Consultoria têm sido incoporados às ações de responsabilidade social das organizações. É o caso do Portal do Futuro que é implementado no Rio de Janeiro com apoio da Vivo, entre outras organizações. É o caso do Instituto Ibi, que apoia o desenvolvimento do Projeto Trilha Jovem em Salvador e do Parque Tecnológico Itaipu, que apoia o projeto em Foz do Iguaçu. Um sem número de organizações, entre elas a Coca-Cola Femsa, apoia o desenvolvimento do Programa de Educação para o Trabalho em São Paulo.
Além desses, a Germinal indica mais dois projetos que podem ser oferecidos e ou apoiados pelas áreas de responsabilidade social das organizações ou adapatadas e formatadas para elas.
Letramento Digital
O primeiro deles é o Projeto Letramento Digital. O Projeto Letramento Digital foi desenvolvido e está sendo implementado pela Germinal e pelo Senac Rio, em parceria. Destina-se à inclusão digital de pessoas com dificuldades de leitura e escrita, objetivando, ao mesmo tempo, ampliar as competências de ler e escrever dessas pessoas com o uso do computador.
Lançado em 26 de maio de 2006, na sede do Senac Rio, a população alvo do Projeto é a que está incluída no nível mais elementar de alfabetismo (nível 1), do Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF), criado pela Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro (IBOP). Esta população não dispõe de nenhum outro projeto de inclusão digital a ela destinado.
A população alvo do Projeto está estimada em 40.000.000 de pessoas. Para enfrentar o desafio de atender pelo menos em parte uma população tão grande, o projeto foi desenvolvido de forma a ser facilmente replicado através de ações de responsabilidade social das empresas.
As organizações ou comunidades interessadas em participar do projeto podem procurar o Centro de Educação para o Trabalho e a Cidadania do Senac Rio. Telefone (21) 2473-8671. Podem também entrar em contato com a Germinal, através do Fale Conosco.
Educação para oTrabalho
O segundo é um Programa destinado a jovens oriundos de família de baixa renda e visa a inserção inicial dessa população no trabalho. Está desenhado de forma a ser oferecido também como um Programa de Aprendizagem.
A Germinal desenvolveu um protótipo do Programa composto de Plano de Curso e manuais de docentes, que pode ser adaptado às necessidades de diferentes organizações e setores econômicos. A partir do protótipo, a Germinal disponibiliza uma versão original ajustada à organização interessada. Os Programas Portal do Futuro, Jovem Aprendiz Rural, Trilha Jovem e PET, já divulgados neste blog, dão exemplos das possibilidades de adaptação desse protótipo.
Para conhecer uma sessão de aprendizagem e o modelo do manual que será disponibilizado acesse uma aula de Organização e Administração, clicando aqui. Veja também, como exemplo, uma aula da Oficina de Aprender a Aprender, clicando aqui. Por fim, clique aqui para ter acesso a exemplos na área profissional do Turismo.
Para os interessados, é bom observar que todos os exempos e o protótipo de onde derivarão os programas de educação para o trabalho ou os Progamas de Aprendizagem seguem os princípios e a metodologia da Aprendizagem Criativa, uma nova abordagem educacional desenvolvida pela Germinal.