Iniciamos a publicação de uma nova categoria de postagens: Arte e Educação. Nela, iremos identificar e indicar textos que falem de grandes artistas brasileiros: poetas, escritores, músicos, arquitetos, pintores, escultores, cineastas, dramaturgos, atores…
Ao buscar os textos, teremos o cuidado de selecionar os que possam apoiar, fundamentar ou dar indicações para o uso da arte no que já denominamos de Aprendizagem Criativa. Daremos prioridade aos textos que falem também sobre o processo criativo daquele autor.
Nos posts dessa categoria iremos buscar o educador e explorar o uso educacional possível da obra dos grandes artistas brasileiros. Em um primeiro post falaremos do criador e indicaremos um artigo ou vídeo sobre ele, sempre disponível na Internet. Em post imediatamente posterior, publicaremos um exemplo do uso educacional de sua obra.
Começaremos com Mário de Andrade. Do texto que indicaremos, extraímos o seguinte parágrafo:
No artigo “A personalidade poética de Mário de Andrade”, seu autor Carlos Burlamáqui Köpke expressa a opinião de que Mário de Andrade “…pertencia, sem dúvida alguma, à família de poetas como T. S. Eliot e Pessoa, nos quais, convergindo para a unidade do ser e do espírito, se associam a mais completa liberdade de anseios, de impulsos anímicos, de peregrinações agônicas pelos temas, e a disciplina interior da própria razão legisladora. O que quer dizer: sem deixar de ter sido um grande artista, foi, a par, um grande doutrinador…” (13, p. 53).
O parágrafo foi retirado do artigo “A dramatização da experiência vivida na poesia de Mário Andrade”, de Zuzana Burianová. O artigo completo pode ser acessado clicando aqui.
1 comentário
Adorei a publicação, parabéns pelas ricas postagens.