30 de junho de 2009

Aprender a aprender

Com o vídeo Aprendre a Aprendre, iniciamos uma nova categoria no blog: Educação Em Vídeo.


[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=onQrYYFf2to]

Sobre o vídeo, como um comentário breve, é importante destacar as características indispensáveis à incorporação dos esquemas operatórios do aprender com autonomia, que estão presentes na primeira fase do vídeo:

  1. o despertar do interesse pela aprendizagem;
  2. o lançamento, pelo mestre,  de um desafio (problema, projeto) passível de ser superado pelo aprendiz (o vaso de cerâmica);
  3. a indicação do resultado esperado (o vaso) e não do processo de obtenção dele;
  4. a indução, pelo mestre, da repetição do processo de fazer – refletir –  refazer;
  5. o mestre espera, com paciência e a distância que o aprendiz supere o desafio;
  6. a valorização do resultado obtido (o abraço).

Já na segunda parte do vídeo, o processo educativo tem caracaterísticas diferentes.


Utilizando essa diferença entre as duas partes do vídeo, em capacitação de educadores, sugere-se a seguinte forma de explorar o recurso:


 

1. Solicitar que os professores em capacitação relacionem as características do aprender a aprender presentes na primeira etapa do vídeo, como fizemos acima.


 

2. Depois, perguntar pela diferença entre os dois momentos educativos (confecção do vaso e a sequência posterior);


 

3. Lançar a pergunta: a segunda parte do vídeo pode ser considerada uma forma de facilitar o aprender a aprender, como foi a primeira?


 

4. Debater;


 

5 Concluir.

Compartilhar em:

2 Comentários

  1. Olá José Antonio, muito bom esse vídeo. Vou levar para os nossos encontros. Aliás a postagem em si dá margem para muitas reflexões sobre ensino/aprendizagem. Depois te conto como foi.

    Abraços.

    Lenira

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Artigos relacionados