Com o vídeo Aprendre a Aprendre, iniciamos uma nova categoria no blog: Educação Em Vídeo.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=onQrYYFf2to]
Sobre o vídeo, como um comentário breve, é importante destacar as características indispensáveis à incorporação dos esquemas operatórios do aprender com autonomia, que estão presentes na primeira fase do vídeo:
- o despertar do interesse pela aprendizagem;
- o lançamento, pelo mestre, de um desafio (problema, projeto) passível de ser superado pelo aprendiz (o vaso de cerâmica);
- a indicação do resultado esperado (o vaso) e não do processo de obtenção dele;
- a indução, pelo mestre, da repetição do processo de fazer – refletir – refazer;
- o mestre espera, com paciência e a distância que o aprendiz supere o desafio;
- a valorização do resultado obtido (o abraço).
Já na segunda parte do vídeo, o processo educativo tem caracaterísticas diferentes.
Utilizando essa diferença entre as duas partes do vídeo, em capacitação de educadores, sugere-se a seguinte forma de explorar o recurso:
1. Solicitar que os professores em capacitação relacionem as características do aprender a aprender presentes na primeira etapa do vídeo, como fizemos acima.
2. Depois, perguntar pela diferença entre os dois momentos educativos (confecção do vaso e a sequência posterior);
3. Lançar a pergunta: a segunda parte do vídeo pode ser considerada uma forma de facilitar o aprender a aprender, como foi a primeira?
4. Debater;
5 Concluir.
2 Comentários
Olá José Antonio, muito bom esse vídeo. Vou levar para os nossos encontros. Aliás a postagem em si dá margem para muitas reflexões sobre ensino/aprendizagem. Depois te conto como foi.
Abraços.
Lenira
Lenira
Gostaria de saber sobre os resultados do uso do vídeo. Despois de usá-lo, me escreva.
Abraços