Notícia do Jornal Feira Hoje, de Feira de Santana (Ba), em 5/02/2010, informa que o Instituto Marca Brasil, a partir de uma parceria estratégica com o Instituto de Hospitalidade (IH), assume a coordenação nacional do Projeto Trilha Jovem.
“O objetivo da parceria é a união dos acervos técnicos e das competências de cada uma das entidades, com ações voltadas para colaborar com uma sociedade mais dinâmica e pró-ativa no Brasil, apoiando projetos que tem como objeto a geração de renda, qualificação profissional e desenvolvimento de comunidades do País por meio do turismo de qualidade que promove a sustentabilidade”, informa o Jornal.
Em relação ao Trilha Jovem, o Jornal acrescenta que o projeto “foi considerado referência mundial pela International Youth Fundation, pelo BID-FUMIN (Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento), e classificado pelo “Programa Voluntários” da Organização das Nações Unidas entre as 50 melhores práticas brasileiras de desenvolvimento, pela sua comprovada convergência com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.”
O Projeto Trilha Jovem nasceu de uma proposta curricular desenvolvida, em 2001, pela Germinal Consultoria para o Instituto de Hospitalidade (IH), de Salvador, na Bahia.
Essa primeira versão foi alterada pelo IH nas primeiras implementações, em 2004. Depois, em 2006, a versão original e a inicialmente implementada foram fundidas na versão atual, que ganhou dimensão nacional. A Germinal contribuiu nesse trabalho.
A partir da crítica, sistematização, reformulação e ampliação dos planos de aula utilizados nas primeiras implementações, a Germinal criou também as Referências para a Ação Docente (Eixos I, II e III), que são manuais que apresentam sugestão, passo a passo, de desenvolvimento de todas as unidades curriculares do Projeto. As Referências para a Ação Docente facilitam e são fundamentais na manutenção da qualidade da expansão nacional do Projeto.
Hoje o Projeto está implantado em 10 destinos turísticos de 10 Estados Brasileiros, incluindo: Sâo Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Foz do Iguaçu. Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Natal e São Luiz.