Neste post está publicado texto correspondente ao roteiro para o coordenador orientar a Sessão de Aprendizagem (aula) 1/5 da primeira etapa (Nutrir) do Projeto Letramento Digital. Foi extraído do livro Letramento Digital (Küller J. A. e Rodrigo, N. Rio de Janeiro, Senac Rio, 2006.). O texto foi editado de forma diversa a da publicação original. Corresponde à primeira sessão da quinta etapa (Criar).
O projeto Letramento Digital é uma iniciativa do Senac Rio e da Germinal Consultoria, em parceria. Destina-se à inclusão digital de pessoas com dificuldades de leitura e escrita. Para mais informações sobre o Projeto, clique aqui.
Primeira Sessão de Aprendizagem
PROJETO LETRAMENTO DIGITAL |
|||
ETAPA: NUTRIR |
SESSÃO 1/5 |
||
Competências |
Situação de Aprendizagem |
Recursos |
Tempo |
Ter autonomia em seu processo de aprendizagem, desenvolvendo estratégias de superação de desafios.
Estabelecer relações de parceria para facilitar a aprendizagem.
Resolver problemas autopropostos, explorando sem receio todas as possibilidades do ambiente computacional limitado.
Operar o mouse.
|
Cena 1: Recepção com bolo e parabéns. |
Bolo, café e música. |
15’ |
Cena 2: Meu computador, o letramento e eu |
Tarjetas com nomes. |
45’ |
|
Cena 3: Liberou geral |
|
60’ |
|
Cena 4: Conversando sobre a experiência
|
|
45’ |
|
Cena 5: A despedida |
Chá, café e bolo. |
15’ |
A sala já está ambientada para a etapa Nutrir. Cada computador recebe um número, que deve estar escrito em um cartão nele afixado. O computador de número 1 é o do coordenador. Na mesa de cada computador, escritos em um cartão, estão distribuidos os nomes dos participantes. O computador do coordenador reproduz a música Parabéns pra Você:
Parabéns pra você Nesta data querida, Muitas felicidades, Muitos anos de vida.
|
Em uma mesa lateral: um vaso com flores, uma bandeja com chá, café e um bolo caseiro[1], metade dele cortado em pedaços. Na toalha, que cobre a bandeja e abriga o bolo ou sobre a mesa, está escrita a frase: Parabéns pra Você! Embaixo de cada pedaço de bolo, estão os nomes dos participantes escritos com o mesmo tipo de letra utilizada nos cartões distribuídos pelos computadores.
DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA SESSÃO (1/1)
Cena 1: Recepção dos Participantes com Bolo e Parabéns
Participantes: entram na sala e são recepcionados pelo coordenador com “Parabéns pra você” como fundo musical, à chegada de cada participante.
Coordenador: cumprimenta o participante, apresenta-se, pergunta-lhe o nome e o convida para tomar um café, enquanto aguarda a chegada dos demais participantes e/ou o início dos trabalhos.
Atenção, coordenador: o momento pode ser aproveitado para a observação da reação dos participantes. Verificar se eles levam em consideração a identificação dos pedaços de bolo; que aspectos da sala chamam mais a atenção. Notar a atração ou a repulsa provocada pelos computadores ligados.
Cena 2: Meu Computador, o letramento eu
Quando a maioria dos participantes já estiver presente…
Coordenador: Vamos começar? Quero desejar boas vindas a todos vocês. A música Parabéns pra Você está sendo tocada em homenagem a todos os que estão presentes. Hoje é uma data querida para todos nós. O dia do início de uma nova aprendizagem é sempre um dia especial. É como um renascimento. Deve ser comemorado. Aqui estão os computadores já ligados. Na mesa de cada computador, está escrito um nome. O nome de cada um de vocês está escrito na mesa de um dos computadores. O nome na mesa do computador marca o local de trabalho de cada um. Quero que cada um encontre o seu lugar.
Uma pausa um pouco mais longa…
Coordenador: Todos encontraram seu lugar? Muito bem! Gostaria conversar um pouco sobre o nosso curso. Pelo início, vocês já perceberam que vai ser um curso diferente. Não é apenas pela arrumação da sala, pela presença dos computadores, pela música a tocar que este curso será diferente. Mas vamos, primeiro, fazer uma apresentação mais geral do curso. (Apresentar o programa, os objetivos, as etapas, o cronograma, a importância da inclusão digital. Fazer uma exposição tão detalhada quanto permita o interesse inicial do grupo).
Coordenador: Gostaria agora de saber um pouco de vocês. O nome de cada um. O que faz. O que gosta de fazer. Por que se interessou pelo Letramento Digital.
Participantes: Incentivados pelo coordenador, os participantes se apresentam.
Cena 3: Liberou geral
Coordenador: Como já foi mencionado na apresentação do projeto Letramento Digital, nós vamos aprender sempre com base em problemas, em desafios. Aprendemos melhor sempre que temos um problema a resolver. Aquilo que se aprende com a solução de um problema jamais se esquece. Bem, todos já devem estar cansados de tanta conversa e loucos de vontade de mexer nos computadores. Afinal de contas, é para isso que vieram aqui. Não vou fazê-los esperar mais. Lanço, então, o primeiro desafio de aprendizagem. Vocês vão explorar livremente o computador e todos os seus recursos. Para isso basta usar o mouse.
Mostrar rapidamente o uso do mouse.
Participantes: Sem nenhuma intervenção do coordenador, livremente, exploram os recursos do computador e trocam suas descobertas.
Cena 4: Conversando sobre a experiência
Coordenador: Muito bem! Vamos conversar um pouco agora. Como foi para vocês esse primeiro contato com o computador?
Participantes: Incentivados pelo coordenador, que explora as falas que revelam a perda do receio e o encanto das descobertas, falam sobre seu primeiro contato com o computador.
Cena 5: A Despedida
Coordenador: É muito bom perceber que vocês não acharam tão difícil mexer com o computador. Perceberam que para aprender a trabalhar com o computador é preciso mexer nele. Usá-lo. Por isso, é muito importante que vocês aproveitem todo o tempo disponível de nossos encontros. Procurem não chegar atrasados; não faltar. Cada momento perdido é uma oportunidade perdida de aprender. Antes de terminarmos, vamos tomar mais um café e comer mais um pedaço de bolo?
Coordenador e participantes: Confraternizam-se e despedem-se em torno da mesa do café.
[1] O bolo deve provocar, na maioria, reminiscências da infância. Sugere-se o bolo de fubá.
[2] É interessante que os nomes escritos nos cartões colocados sobre as mesas dos computadores e nos suportes dos pedaços de bolo sejam aqueles pelos quais os participantes gostam de ser chamados. Tais nomes poderão ser conhecidos no momento da inscrição para a Oficina. Um campo na ficha de inscrição, por exemplo, pode ser preenchido com o nome pelo qual o participante gosta de ser chamado.