15 de novembro de 2008

Letramento Digital em 2007

O Relatório de Ações Sociais do SENAC Nacional, de 2007, traz a seguinte informação sobre o Projeto Letramento Digital:

 

imageComo falar de tecnologia para indivíduos inseridos no nível mais elementar de alfabetismo? Esse foi o grande desafio da ação Letramento Digital, realizada pelo Senac no Rio de Janeiro, que propiciou inclusão digital a pessoas com dificuldades de leitura e escrita, ampliando, ao mesmo tempo, as suas competências de ler e de escrever.

 

A ação prestou 442 atendimentos no Estado do Rio, com turmas nos municípios de Nova Iguaçu, Engenheiro Paulo de Frontin e Barra do Piraí, e na capital. A ação foi realizada ao lado de entidades como o Centro Social Amigos do Nova Era, ONG Semente do Amanhã, Escola Municipal Cecília Meirelles, Estação Digital de Engenheiro Paulo de Frontin, Centro Social Vila Aliança e Cooperativa dos Coletores e Recicladores do Rio de Janeiro.”

 

 

 

O Projeto Letramento Digital foi desenvolvido e está sendo implementado  pela Germinal e pelo Senac Rio, em parceria. Destina-se à inclusão digital de pessoas com dificuldades de leitura e escrita, objetivando, ao mesmo tempo, ampliar as competências de ler e escrever dessas pessoas com o uso do computador.

 

Lançado em 26 de maio de 2006, na sede do Senac Rio, a população alvo do Projeto é a que está incluída no nível mais elementar de alfabetismo (nível 1), do Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF), criado pela Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro (IBOP).

 

”O nível 1 de alfabetismo corresponde à capacidade de localizar informações explícitas em textos muito curtos, cuja configuração auxilia o reconhecimento do conteúdo solicitado. Por exemplo, identificar o título da revista utilizada na testagem ou, num anúncio, localizar a data em que se inicia uma campanha de vacinação ou a idade a partir da qual a vacina pode ser tomada gratuitamente“.

 

A população alvo do Projeto está estimada em 40.000.000 de pessoas. Para enfrentar o desafio de atender pelo menos em parte uma população tão grande, o projeto foi desenvolvido de forma a ser facilmente replicado através de parcerias com instituições  governamentais, ONGs ou através de ações de responsabilidade social das empresas.

As organizações ou comunidades interessadas em participar do projeto podem procurar o Centro de Educação para o Trabalho e a Cidadania do Senac Rio. Telefone (21) 2473-8671. Podem também entrar em contato com a Germinal, através do Fale Conosco.

————————————————————————————

Clique no link se estiver interessado em mais informações sobre o Projeto Letramento Digital ou em Amostra I ou Amostra II se quiser conhecer exemplos de sessões de aprendizagem (aulas) do Projeto Letramento Digital.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Artigos relacionados