I. Objetivos
O programa Gestão Estratégica em Mercados Competitivos objetiva proporcionar condições para que os participantes se desenvolvam em quatro direções fundamentais:
1. Promover o desenvolvimento sustentável (competência transversal)
2. Tornar a aprendizagem contínua parte integrante do trabalho operacional, técnico e gerencial (competência transversal).
3. Construir um posicionamento estratégico competitivo sustentável (competência central).
4. Elaborar o planejamento estratégico da organização (projeto e competência articuladora).
II. Competências de Gestão Estratégica a Serem Desenvolvidas
Após a realização do programa, o participante terá elaborado e estará apto a implementar um planejamento estratégico para o seu negócio, envolvendo:
1. Analisar o seu mercado, sua segmentação e suas tendências.
- Localizar e acessar diversificadas fontes de informação sobre o mercado.
- Segmentar o mercado.
- Identificar e projetar tendências para segmentos específicos de mercado.
2. Definir e Implementar uma Proposta de Valor.
- Analisar o seu ambiente competitivo (olhar para fora).
- Analisar potencialidades e fragilidades do empreendimento (olhar para dentro).
- Escolher uma ênfase estratégica: excelência operacional, liderança de produto ou afinidades com o cliente.
3. Estabelecer uma nova Cultura de Negócio.
- Definir os produtos e serviços associados à Proposta de Valor.
- Comunicar a Proposta de Valor.
- Prever e desenvolver as competências necessárias para a entrega dos produtos e serviços associados à Proposta de Valor.
4. Utilizar um Mapa de Indicadores Estratégicos.
III. Organização do Programa
O programa será estruturado em quatro módulos, sendo um presencial e três a distância, conforme é detalhado no quadro abaixo.
Módulos |
forma de desenvolvimento |
duração |
I. Posicionamento Competitivo Sustentável. |
Presencial |
8 |
II. Proposta de Valor. |
A distância |
8 |
III. Nova Cultura de Negócio. |
A distância |
16 |
IV. Mapa de Indicadores Estratégicos. |
A distância |
8 |
IV. Distribuição das Competências de Gestão Estratégica pelos Módulos
COMPETÊNCIAS |
Módulos |
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I |
II |
III |
IV |
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Promover o desenvolvimento sustentável do turismo |
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Tornar a aprendizagem contínua parte integrante do trabalho operacional, técnico e gerencial. |
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Assumir um posicionamento estratégico competitivo. |
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Elaborar o planejamento estratégico. |
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Localizar e acessar diversificadas fontes de informação sobre o mercado. |
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Segmentar o mercado. |
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Identificar e projetar tendências para segmentos específicos de mercado. |
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Analisar o seu ambiente competitivo (olhar para fora). |
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Analisar potencialidades e fragilidades do empreendimento (olhar para dentro). |
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Escolher uma ênfase estratégica: excelência operacional, liderança de produto ou afinidades com o cliente. |
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Definir os produtos e serviços associados à Proposta de Valor. |
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Comunicar a Proposta de Valor. |
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Prever e desenvolver as competências necessárias para a entrega dos produtos e serviços associados à Proposta de Valor. |
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Utilizar um mapa de indicadores estratégicos |
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V. Indicações Metodológicas
Para o desenvolvimento do programa Gestão Estratégica de Pequenos Negócios serão adotadas as seguintes indicações metodológicas :
Projeto, atividades, desafios e problemas: Toda atividade (presencial ou a distância) será constituída em torno de um projeto, de uma vivência (caso, jogo ou dinâmica), de um desafio e/ou de um problema que são propostos a cada participante, aos pequenos grupos ou ao grupo total de participantes. Tais projetos, vivências, problemas ou desafios devem exigir o exercício das competências de gestão estratégica a serem constituídas
Atividade dos participantes: O projeto, a vivência, o desafio e/ou o problema proposto exigirão essencialmente a atividade do(s) participante(s). Eles serão o eixo de estratégias que ainda envolvem: o aquecimento para a ação; a reflexão sobre a ação desenvolvida, a análise de seu desenvolvimento e de seus resultados, a sistematização e generalização do conhecimento obtido e a sua aplicação em outras situações similares de gestão estratégica. A reflexão, a análise, a sistematização, a generalização e aplicação dos conhecimentos devem ser feitas também pelos participantes, apoiados e assistidos pelos coordenadores das atividades.
Pesquisa e busca individual e coletiva de conhecimento: As atividades devem desencadear a busca individual e coletiva e o intercâmbio dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição das competências de gestão estratégica e à elaboração do plano estratégico. Assim, a constituição das competências ocorrerá no mesmo e sinérgico movimento de construção dos conhecimentos, de aquisição das habilidades e apropriação das atitudes necessárias à gestão estratégica.
Referências e experiências dos participantes: As atividades propiciarão uma mobilização e atualização dos conhecimentos, habilidades e atitudes já presentes no participante ou no grupo. Suscitarão a troca e o compartilhar dos saberes já presentes. Na situação grupal, a troca antecede ou, pelo menos, será simultânea à busca e à construção de conhecimentos, habilidades e atitudes novas e distantes da experiência grupal.
Vivências de situações reais: Além da situação de aprendizagem requerer a competência, ela será proposta no contexto do enfrentamento concreto dos problemas que demandam uma determinada competência. As competências a serem desenvolvidas são as requerida para enfrentar os desafios e problemas cotidianos e inusitados da getão estratégica em um ambiente competitivo.
Explicitação dos resultados: Para cada atividade, os resultados a serem obtidos serão claramente explícitados. As orientações para as atividades devem claramente facilitar os resultados esperados. Tais resultados devem ser, ainda, evidentemente referenciados às competências a serem constituídas e ao plano estratégico a ser elaborado.
Projeto articulador: Um amplo projeto articulará o Programa: elaborar o planejamento estratégico do empreendimento sob responsabilidade do participante. O projeto proporcionará experiências reais e diversificadas que aproximarão o participante da sua realidade de seu trabalho e das necessidades de ajuste às tendências de mercado. Nele, ele poderá vivenciar, experimentar e integrar as competências de gestão estratégica em desenvolvimento.
Papel dos coordenadores do Programa: Aos coordenadores caberá o papel de facilitador, animador, conselheiro e companheiro de busca. Coordenadores e participantes estarão unidos na busca do desenvolvimento de suas competências para a gestão estratégica, mediados pela ação requerida pelas atividades propostas e pela reflexão sobre elas.
Situações contínuas de auto-avaliação: O desenho das atividades preverá freqüentes momentos de auto-avaliação. Tais momentos podem ser individuais e/ou coletivos em função da natureza do projeto, vivência, desafio ou problema proposto. Os resultados claramente definidos de início e sempre referenciados às competências a serem constituídas orientarão essas situações de auto-avaliação.
Autonomia e espírito de equipe: As atividades suscitadas pelos projetos, pelas vivências e pelos problemas e desafios, sempre que possível, combinarão momentos de trabalho individual e momentos em trabalho em equipe. Em uma situação ou outra, no entanto, a autonomia na busca da aprendizagem e a busca coletiva de soluções sempre serão estimuladas. Nos módulos a distância, a equipe será ampliada de forma a envolver os colaboradores da organização de cada participante.
Estímulo a soluções criativas: Nas atividades, o trabalho sempre será orientado para a busca de soluções criativas, entendidas como a procura de novos, mais sustentáveis, mais competitivos, mais produtivos e encantadores modos de prestação de serviços.
VI. Desenvolvimento da Parte Presencial
O Desenvolvimento do Programa, em sua parte presencial, envolve um encontro de 8 horas com todos os participantes, oriundos de distintos pequenos negócios. O Módulo I – Posicionamento Competitivo Sustentável – será dividido em duas sessões de quatro horas de duração em cada uma. Dois quadros-síntese, apresentados abaixo, resumem o desenvolvimento das sessões.
Um encontro presencial será marcado sempre que for constituído um grupo de, no mínimo, 10 interessados. Para manifestar o seu interesse, o Fale Conosco poderá ser utilizado.
Módulo I: posicionamento competitivo sustentável |
Sessão 1/2 – 4 horas |
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Competências |
Situação de Trabalho |
Recursos |
Tempo |
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Promover o desenvolvimento sustentável. Tornar a aprendizagem contínua parte integrante do trabalho operacional, técnico e gerencial. Analisar o mercado, sua segmentação e suas tendências.
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1. Preparação do cenário |
Giz ou Fita crepe. Tarjetas em quatro cores. |
Antes do início da sessão |
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2. Aquecimento e apresentação. |
CDs. Slides, texto de Plano de Curso. |
90’ |
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INTERVALO |
15’ |
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3. O circuito dos elementos. |
Som, CDs. Slides. Textos de apoio. Tarjetas, pincéis atômicos e fita crepe. |
130’ |
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4. Encerramento com círculo de energia. |
Som e CD. |
5’ |
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Módulo I: Posicionamento Competitivo Sustentável |
Sessão 2/2 – 4 horas |
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Competências |
Situação de Aprendizagem |
Recursos |
Tempo |
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Promover o desenvolvimento sustentável. Tornar a aprendizagem contínua parte integrante do trabalho operacional, técnico e gerencial. Analisar o mercado, sua segmentação e suas tendências.
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1. Aquecimento |
Som e CD. |
20’ |
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2. A quinta essência. |
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100’ |
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INTERVALO |
15’ |
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3. A dança dos elementos e das mudanças. |
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90’ |
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4. Circulo de energia, com a última palavra. |
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15’ |
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VI. Desenvolvimento da Parte a Distância
O desenvolvimento da parte a distância será realizado individualmente, com apoio dos coordenadores. O desenvolvimento dos Módulos I, II e III dará origem a um material organizado de acordo com as exigências tecnológicas da educação a distância via Internet e meios complementares ou alternativos. Sempre que necessário um encontro presencial com um coordenador será agendado.
VII. Metodologia de Acompanhamento e Avaliação
O acompanhamento e avaliação dos participantes serão contínuos, sistemáticos e adequados a um programa centrado no desenvolvimento de competências de gestão estratégica. Para tanto, a metodologia de acompanhamento e avaliação deverá:
• Verificar se as competências previstas estão sendo desenvolvidas pelos participantes.
• Usar a relação de competências de cada módulo como a base dos instrumentos de acompanhamento e avaliação dos participantes.
• Criar condições para a avaliação e auto-avaliação de todos os envolvidos no processo;
• Usar os resultados da avaliação para, com os participantes, tomar decisões de continuidade ou mudança.
No estabelecimento de critérios e procedimentos de avaliação, pelo menos quatro dimensões serão consideradas:
• A proposta do Programa. É importante que a qualidade do Programa seja continuamente avaliada por todos.
• A aprendizagem. É fundamental que a avaliação seja centrada na constituição e desenvolvimento das competências de gestão estratégica previstas.
• Os impactos no trabalho. É importante avaliar as conseqüências do Programa no trabalho dos particiapntes.
• Os impactos econômicos e sociais. Nesta dimensão, importa saber as conseqüências do Programa no desempenho competitivo das empresas e no desenvolvimento sustentável da comunidade em que ele foi desenvolvido (emprego, geração de renda, melhorias ambientais, etc).
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