22 de setembro de 2008

Gestão Estratégica em Mercados Competitivos: Uma proposta para Pequenos e Médios Negócios

 

I. Objetivos

 

 

O programa Gestão Estratégica em Mercados Competitivos objetiva proporcionar condições para que os participantes se desenvolvam em quatro direções fundamentais:

1. Promover o desenvolvimento sustentável (competência transversal)

2. Tornar a aprendizagem contínua parte integrante do trabalho operacional, técnico e gerencial (competência transversal).

3. Construir um posicionamento estratégico competitivo sustentável (competência central).

4. Elaborar o planejamento estratégico da organização (projeto e competência articuladora).

 

II. Competências de Gestão Estratégica a Serem Desenvolvidas

chicagoantiquemarket.com
chicagoantiquemarket.com

Após a realização do programa, o participante terá elaborado e estará apto a implementar um planejamento estratégico para o seu negócio, envolvendo:

1. Analisar o seu mercado, sua segmentação e suas tendências.

  • Localizar e acessar diversificadas fontes de informação sobre o mercado.
  • Segmentar o mercado.
  • Identificar e projetar tendências para segmentos específicos de mercado.

2. Definir e Implementar uma Proposta de Valor.

  • Analisar o seu ambiente competitivo (olhar para fora).
  • Analisar potencialidades e fragilidades do empreendimento (olhar para dentro).
  • Escolher uma ênfase estratégica: excelência operacional, liderança de produto ou afinidades com o cliente.

3. Estabelecer uma nova Cultura de Negócio.

  • Definir os produtos e serviços associados à Proposta de Valor.
  • Comunicar a Proposta de Valor.
  • Prever e desenvolver as competências necessárias para a entrega dos produtos e serviços associados à Proposta de Valor.

4. Utilizar um Mapa de Indicadores Estratégicos.

 

III. Organização do Programa

O programa será estruturado em quatro módulos, sendo um presencial e três a distância, conforme é detalhado no quadro abaixo.

Módulos

forma de desenvolvimento

duração

I. Posicionamento Competitivo Sustentável.

Presencial

8

II. Proposta de Valor.

A distância

8

III. Nova Cultura de Negócio.

A distância

16

IV. Mapa de Indicadores Estratégicos.

A distância

8

 

IV. Distribuição das Competências de Gestão Estratégica pelos Módulos

 

COMPETÊNCIAS

Módulos

I

II

III

IV

Promover o desenvolvimento sustentável do turismo

 

 

 

 

Tornar a aprendizagem contínua parte integrante do trabalho operacional, técnico e gerencial.

 

 

 

 

Assumir um posicionamento estratégico competitivo.

 

 

 

 

 Elaborar o planejamento estratégico.

 

 

 

 

Localizar e acessar diversificadas fontes de informação sobre o mercado.

 

 

 

 

Segmentar o mercado.

 

 

 

 

Identificar e projetar tendências para segmentos específicos de mercado.

 

 

 

 

Analisar o seu ambiente competitivo (olhar para fora).

 

 

 

 

Analisar potencialidades e fragilidades do empreendimento (olhar para dentro).

 

 

 

 

Escolher uma ênfase estratégica: excelência operacional, liderança de produto ou afinidades com o cliente.

 

 

 

 

Definir os produtos e serviços associados à Proposta de Valor.

 

 

 

 

Comunicar a Proposta de Valor.

 

 

 

 

Prever e desenvolver as competências necessárias para a entrega dos produtos e serviços associados à Proposta de Valor.

 

 

 

 

Utilizar um mapa de indicadores estratégicos

 

 

 

 

 

V. Indicações Metodológicas

 

2002, Metodologia Visual, Saboya, Frank Barral, Madeira e Metal, Leticia Baião, Isabel Bahiana
Saboya, Frank Barral ,2002, Metodologia Visual,

Para o desenvolvimento do programa Gestão Estratégica de Pequenos Negócios serão adotadas as seguintes indicações metodológicas :

 

Projeto, atividades, desafios e problemas: Toda atividade (presencial ou a distância) será constituída em torno de um projeto, de uma vivência (caso, jogo ou dinâmica), de um desafio e/ou de um problema que são propostos a cada participante, aos pequenos grupos ou ao grupo total de participantes. Tais projetos, vivências, problemas ou desafios devem exigir o exercício das competências de gestão estratégica a serem constituídas

 

Atividade dos participantes: O projeto, a vivência, o desafio e/ou o problema proposto exigirão essencialmente a atividade do(s) participante(s). Eles serão o eixo de estratégias que ainda envolvem: o aquecimento para a ação; a reflexão sobre a ação desenvolvida, a análise de seu desenvolvimento e de seus resultados, a sistematização e generalização do conhecimento obtido e a sua aplicação em outras situações similares de gestão estratégica. A reflexão, a análise, a sistematização, a generalização e aplicação dos conhecimentos devem ser feitas também pelos participantes, apoiados e assistidos pelos coordenadores das atividades.

 

 Pesquisa e busca individual e coletiva de conhecimento: As atividades devem desencadear a busca individual e coletiva e o intercâmbio dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição das competências de gestão estratégica e à elaboração do plano estratégico. Assim, a constituição das competências ocorrerá no mesmo e sinérgico movimento de construção dos conhecimentos, de aquisição das habilidades e apropriação das atitudes necessárias à gestão estratégica.

 

 Referências e experiências dos participantes: As atividades propiciarão uma mobilização e atualização dos conhecimentos, habilidades e atitudes já presentes no participante ou no grupo. Suscitarão a troca e o compartilhar dos saberes já presentes. Na situação grupal, a troca antecede ou, pelo menos, será simultânea à busca e à construção de conhecimentos, habilidades e atitudes novas e distantes da experiência grupal.

 

 Vivências de situações reais: Além da situação de aprendizagem requerer a competência, ela será proposta no contexto  do enfrentamento concreto dos problemas que demandam uma determinada competência. As competências  a serem desenvolvidas são as requerida para enfrentar os desafios e problemas cotidianos e inusitados da getão estratégica em um ambiente competitivo.

 

 Explicitação dos resultados: Para cada atividade, os resultados a serem obtidos serão claramente explícitados. As orientações para as atividades devem claramente facilitar os resultados esperados. Tais resultados devem ser, ainda, evidentemente referenciados às competências a serem constituídas e ao plano estratégico a ser elaborado.

 

 Projeto articulador: Um amplo projeto articulará o Programa: elaborar o planejamento estratégico do empreendimento sob responsabilidade do participante. O projeto proporcionará experiências reais e diversificadas que aproximarão o participante da sua realidade de seu trabalho e das necessidades de ajuste às tendências de mercado. Nele, ele poderá vivenciar, experimentar e integrar as competências de gestão estratégica em desenvolvimento.

 

Papel dos coordenadores do Programa: Aos coordenadores caberá o papel de facilitador, animador, conselheiro e companheiro de busca. Coordenadores e participantes estarão unidos na busca do desenvolvimento de suas competências para a gestão estratégica, mediados pela ação requerida pelas atividades propostas e pela reflexão sobre elas.

 

Situações contínuas de auto-avaliação: O desenho das atividades preverá freqüentes momentos de auto-avaliação. Tais momentos podem ser individuais e/ou coletivos em função da natureza do projeto, vivência, desafio ou problema proposto. Os resultados claramente definidos de início e sempre referenciados às competências a serem constituídas orientarão essas situações de auto-avaliação.

 

Autonomia e espírito de equipe: As atividades suscitadas pelos projetos, pelas vivências e pelos problemas e desafios, sempre que possível, combinarão momentos de trabalho individual e momentos em trabalho em equipe. Em uma situação ou outra, no entanto, a autonomia na busca da aprendizagem e a busca coletiva de soluções sempre serão estimuladas. Nos módulos a distância, a equipe será ampliada de forma a envolver os colaboradores da organização de cada participante.

 

Estímulo a soluções criativas: Nas atividades, o trabalho sempre será orientado para a busca de soluções criativas, entendidas como a procura de novos, mais sustentáveis, mais competitivos, mais produtivos e encantadores modos de prestação de serviços.

 

VI. Desenvolvimento da Parte Presencial

 

 

O Desenvolvimento do Programa, em sua parte presencial, envolve um encontro de 8 horas com todos os participantes,  oriundos de distintos pequenos negócios. O Módulo I – Posicionamento Competitivo Sustentável – será dividido em duas sessões de quatro horas de duração em cada uma. Dois quadros-síntese, apresentados abaixo, resumem o desenvolvimento das sessões.

Um encontro presencial será marcado sempre que for constituído um grupo de, no mínimo, 10 interessados. Para manifestar o seu interesse, o Fale Conosco poderá ser utilizado.

 

 

 

 

 

 

 

Módulo I: posicionamento competitivo sustentável

 Sessão 1/2 – 4 horas

Competências

Situação de Trabalho

Recursos

Tempo

Promover o desenvolvimento sustentável.

Tornar a aprendizagem contínua parte integrante do trabalho operacional, técnico e gerencial.

Analisar o mercado, sua segmentação e suas tendências.

 

1. Preparação do cenário

Giz ou Fita crepe. Tarjetas em quatro cores.

Antes do início da sessão

2. Aquecimento e apresentação.

CDs. Slides, texto de Plano de Curso.

90’

INTERVALO

15’

3. O circuito dos elementos.

Som, CDs. Slides. Textos de apoio. Tarjetas, pincéis atômicos e fita crepe.

130’

4. Encerramento com círculo de energia.

Som e CD.

5’

          

Módulo I: Posicionamento Competitivo Sustentável

     Sessão 2/2 – 4 horas

Competências

Situação de Aprendizagem

Recursos

Tempo

Promover o desenvolvimento sustentável.

Tornar a aprendizagem contínua parte integrante do trabalho operacional, técnico e gerencial.

Analisar o mercado, sua segmentação e suas tendências.

 

1. Aquecimento

Som e CD.

20’

2. A quinta essência.

 

100’

INTERVALO

15’

3. A dança dos elementos e das mudanças.

 

90’

4. Circulo de energia, com a última palavra.

 

15’

         

 

VI. Desenvolvimento da Parte a Distância

O desenvolvimento da parte a distância será realizado individualmente,  com apoio dos coordenadores.  O desenvolvimento dos Módulos I, II e III dará origem a um material organizado de acordo com as exigências tecnológicas da educação a distância via Internet e meios complementares ou alternativos. Sempre que necessário um encontro presencial com um coordenador será agendado.

 

VII. Metodologia de Acompanhamento e Avaliação

Foto Kiki

O acompanhamento e avaliação dos participantes serão contínuos, sistemáticos e adequados a um programa  centrado no desenvolvimento de competências de gestão estratégica. Para tanto, a metodologia de acompanhamento e avaliação deverá:

• Verificar se as competências previstas estão sendo desenvolvidas pelos participantes.

• Usar a relação de competências de cada módulo como a base dos instrumentos de acompanhamento e avaliação dos participantes.

• Criar condições para a avaliação e auto-avaliação de todos os envolvidos no processo;

• Usar os resultados da avaliação para, com os participantes, tomar decisões de continuidade ou mudança.

 

No estabelecimento de critérios e procedimentos de avaliação, pelo menos quatro dimensões serão consideradas:

A proposta do Programa. É importante que a qualidade do Programa seja continuamente avaliada por todos.

A aprendizagem. É fundamental que a avaliação seja centrada na constituição e desenvolvimento das competências de gestão estratégica previstas.

Os impactos no trabalho. É importante avaliar as conseqüências do Programa no trabalho dos particiapntes.

Os impactos econômicos e sociais. Nesta dimensão, importa saber as conseqüências do Programa no desempenho competitivo das empresas e no desenvolvimento sustentável da comunidade em que ele foi desenvolvido (emprego, geração de renda, melhorias ambientais, etc).

 

Para mais informações, clique aqui.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Artigos relacionados