13 de outubro de 2008

A educação básica para o trabalho no Ensino Médio: uma visão a partir da escola

 

Linda Frichtel, work education

Linda Frichtel, work education

O Ensino Médio, como nova fronteira da universalização do atendimento, e a profissionalização em nível médio, para atender as demandas do desenvolvimento econômico e social, estão entrando fortemente na agenda educacional do país.

 

Dentre as questões que têm agitado o debate sobre a expansão do Ensino Médio, destaca-se a da educação profissional em nível médio. Dessa questão mais geral derivam outras mais específicas. Uma delas é comum a todos que trabalham neste nível de ensino: como introduzir a preparação básica para o trabalho em um Ensino Médio destinado  a todos os brasileiros e brasileiras?

 

A LDBEN define como objetivo de todo Ensino Médio a preparação básica para o trabalho. O Parecer CNE/CEB 15/1998, ao definir as diretrizes curriculares para o Ensino Médio indica os instrumentos da contextualização e da interdisciplinaridade que, a partir e para além das disciplinas do currículo, devem construir a almejada educação básica para o trabalho.

 

Sabe-se, no entanto, que essa construção pouco tem avançado. As experiências sólidas e reproduzíveis de educação básica para o trabalho no Ensino Médio são raras. Mais raro ainda é encontrar relatos de experiências desse tipo na internet.

 

Percebendo essa carência, estamos propondo, dentro do blog Germinal – Educação e Trabalho, um espaço coletivo de difusão e discussão de experiências de preparação básica para o trabalho em nível médio. Para tanto, definimos um número mínimo de regras para começar:

 

1. As experiências, problemas e discussões devem ser relatadas ou propostos a partir da visão da escola. São incentivados relatos  e outros textos redigidos por integrante(s) de uma equipe escolar específica (professores, técnicos, gestores…).

 

2. As experiências de contextualização e interdisciplinaridade são bem vindas. Aceitam-se também relatos de formas de implementação da educação básica para o trabalho que, assumindo a autonomia da escola,  transcendam o proposto no Parecer 15/98.

 

3. Valorizam-se os relatos de experiências. Mas, propostas ainda não implementadas, comentários sobre os textos postados, críticas e outras contribuições também são aceitos desde que vindas de membros de uma equipe escolar.

 

Para participar, envie a sua contribuição através dos e.mails que podem ser encontrados na página Fale Conosco. Os textos encaminhados serão postados, na ordem de sua chegada, na categoria Ensino Médio – preparação básica para o trabalho.

 

Para iniciar,  postamos um texto mais antigo (antes não publicado)  e que aborda o Ensino Médio e a profissionalização neste nível de forma histórica e mais geral: “A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Ensino Médio, da Professora Terezinha Bernadete Motter. Para acessar o artigo, clique aqui.

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2 Comentários

  1. Bernadete

    Sou eu quem agradece. Espero que seu texto dê início a uma série de outros que contibuam para a reflexão de todos os que trabalham no e com o Ensino Médio.

  2. José Antonio, gostei de ver meu texto aqui, mesmo que seja de 1999, é útil para refletirmos , pois a LDB( Lei Nº 9394/96) tem agora 12 e não 3 como quando escrevi. Podemos agora ver o que “avançou”, desde então.
    Agora neste momento estou fazendo um relato de experiência de aplicação de TIC em uma Escola de Ensino Normal. É sobre esse trabalho que falo no meu blog.
    Obrigada
    Um abraço
    bernardete

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