31 de março de 2009

Blogagem coletiva sobre Arquitetura e Educação

 

Sala de aula

Sala de aula

 

 

Continuando com seus posts sobre Arquitetura e Educação, Jarbas Novelino Barato, do Boteco Escola, depois de contar uma deliciosa história sobre uma sala de aula convencional, que foi (acreditem) montada em um avião, cita-me e incita-me a ajudá-lo a promover uma blogagem coletiva sobre o assunto. Assim falou (escreveu) Jarbas:

 

Sala de aula

Sala de aula

 “Assim que comecei a comentar o assunto, o Kuller entrou na conversa. Ele vem publicando posts sobre o assunto lá no Germinal. Miriam Salles comentou nossa conversa (minha e do Kuller) e deu exemplos baseados em sua experiência docente. Já temos um começo.

 

Mas eu gostaria muito de saber a opinião de educadores amigos sobre o tema. Para tanto, estou propondo uma blogagem coletiva sobre Arquitetura e Educação. Como é preciso um tempo para refletir sobre a matéria, sugiro que a blogagem não tenha um dia pré-estabelecido, mas ocorra nos dois próximos meses de abril e maio.  Todos os amigos que passarem por aqui estão, desde já, convidados para a empreitada. Listo a seguir alguns nomes cujas opiniões o tema eu gostaria muito de conhecer.

Essa é uma primeira leva. Vou listar brevemente outros convidados (ou seriam convocados?). Solicitarei ao Kuller que promova a iniciativa lá no Germinal, com lista de gente com quem ele dialoga mais frequentemente. E, é claro, todos os amigos deste Boteco podem convocar outros amigos para a blogagem coletiva sobre Arquitetura e Educação“.

 

Sala de aula do século XIX

As fotos foram acrescentadas por mim.

A provocação de Jarbas criou-me alguns problemas. Como blogueiro iniciante, não sabia o que era blogagem coletiva. Fui procurar. Não existem muitas definições disponíveis. Escolhi esta:

 

Blogagem coletiva é a união de vários blogueiros ou simpatizantes, escrevendo sobre um mesmo assunto em uma data combinada com antecedência. A idéia é conhecer os diversos pontos de vista sobre o assunto e usar a internet de maneira inteligente! (in: Blog do Ronaldo Santos)

 

O segundo problema foi selecionar os convidados. A condição de iniciante também limita o número de pessoas com quem tenho estabelecido freqüentes diálogos no blog. A lista de Jarbas já rouba-me alguns com quem tenho começado a dialogar. Decidi incluir parceiros de outros sítios de conversa. Dos abaixo citados, a maioria é participante  de um grupo de blogs educativos e/ou participante de uma recente viagem virtual a Cuba. São eles:

 

Todos estão convidados a participar da blogagem coletiva sobre Arquitetura e Educação.

 

O terceiro problema é não ter uma idéia clara do procedimento. A minha condição de iniciante, permite a pergunta inocente: Jarbas, como devemos proceder para participar?

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4 Comentários

  1. Great site this germinai.wordpress.com and I am really pleased to see you have what I am actually looking for here and this this post is exactly what I am interested in. I shall be pleased to become a regular visitor 🙂

  2. Oi José Antonio!
    Nas blogagens coletivas que participei, geralmente havia um selo que identificava a blogagem, um post convocatório (como o seu e do Jarbas) e regra era que os participantes incluíssem o selo e um link para aquele post no texto dedicado à blogagem.
    E os blogueiros que fizeram a proposta publicam a relação dos posts escritos por todos os participantes…
    abço e obrigada pelo convite! conte com a minha participação!

  3. Oi, Kuller: vamos realmente” aprender fazendo” a blogagem coletiva. Gostei da ideia do Jarbas e igual a você, nunca participei dessa experiência; o assunto proposto é muito interessante – e cada um de nós reúne e reuniu vivências sob a arquitetura escolar. Será estimulante recordar e confabular com tantos parceiros reflexivos. No meu caso, prezado colega, estudei toda a minha vida em instituições públicas e tenho na memória a importância desencadeadora desses espaços de ensino e aprendizagem. Vez por outra recordo das aulas , lá na federal paraense, às margens do rio Guamá. O calor era intenso, mas a brisa vinda do rio e a vegetação avistada de dentro das salas eram verdadeiros refrigérios. Janelas, portas, acústica, material de construção adequado ao clima são itens de respeito ao ser humano quando se projeta um edifício escolar, concorda? Entre os defeitos existentes e virtudes da arquitetura do campus sobressaem vigorosamente as virtudes, preciosas lembranças nesta professora, sempre saudosa do espaço amazônico no qual viveu a metade da existência.

    Receba o meu abraço e agradeçamos ao Jarbas pela alegria da experiência oportuna “de aprender fazendo”.

  4. OI Kuller,

    Já participei de blogagens coletivas. No geral elas tem uma data marcada (um dia). Fiz uma proposta mais flexível em termos de calendário, propondo duração de dois meses. Provavelmente será mais difícil de “administrar” (a flexibilidade, da qual acho que o Morin não trata, deixa as coisas mais complexas). De qualquer forma, com um prazo mais esticado, acho que aparecerão conversas muito interessantes sobre o tema.

    Não tenho nenhuma dica de como proceder. Acho que podemos aprender a fazer fazendo. Método bom, sujeito a muitos erros. Mas estes últimos, além de serem bons exercícios de humildade, são ótimas oportunidades de aprendizagem.

    O que eu não disse em meu post, mas descobri agora ser necessário é pedir a quem entrar na dança que nos mande comunicado quando blogarem sobre o tema. Desta forma poderemos constituir um arquivo de todas as contribuições. Por enquanto é isso. Abraço, Jarbas.

    PS: A Doralice Araújo já escreveu no blog dela o primeiro texto na blogagem coletiva que estamos propondo.

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