Neste e em próximos posts, vamos apresentar a metodologia utilizada em um amplo e modular Programa de Formação e Desenvolvimento de Supervisores de Primeira Linha, desenvolvido e inicialmente implementado em parceria com o SENAC de São Paulo.
O programa foi desenhado a partir de um estudo em profundidade sobre as necessidades estratégicas de desenvolvimento profissional do supervisor de primeira linha, desenvolvido para a ABTD.
Foi implementado em empresas como: Villares, Belgo-Mineira, Cosmoquímica, Macsol, Caio, Metalúrgica Nova Americana, … Com alterações também foi implementado na COPENE, hoje Brasken.
É um Programa exemplar da perspectiva da Germinal de aproximar os universos da arte e do trabalho, como forma de facilitar a aprendizagem significativa e a construção criativa do conhecimento. O Programa é composto por sete módulos, com duração de 30 horas cada um. Para o desenho metodológico, cada módulo do Programa tem uma arte como referência, como mostra o quadro a seguir.
Programa de Desenvolvimento de Supervisores |
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Módulo |
Arte de Referência |
1. Supervisão e Trabalho Participativo |
Teatro |
2. Desenvolvimento do Papel de Supervisão e Chefia |
Dramaturgia |
3. Supervisão e Relações de Trabalho |
Artes Plásticas |
4. Administração de Conflitos e Negociação |
Jogo Dramático |
5. Desenvolvimento de Recursos Humanos |
Literatura |
6. Supervisão e criatividade de grupo |
Música |
7. Elaboração de Planos de Autodesenvolvimento |
Poesia |
Todas as formas de arte, citadas na coluna “Arte de Referência” são utilizadas simultaneamente em todos os módulos no Programa. Em cada módulo, no entanto, uma específica forma artística é usada como modelo ou como eixo do desenvolvimento metodológico. Além do conteúdo apresentado na primeira coluna, é isso que distingue um módulo do outro: a forma artística que articula a utilização das demais artes. A utilização intensiva da arte para efeitos didáticos é uma das inovações do Programa.
No Módulo I, Supervisão e Trabalho Participativo, o teatro é a arte que exerce um papel articulador.
A metodologia básica do módulo foi pensada no sentido de facilitar, além da consecução dos objetivos gerais e específicos do módulo (descritos em Plano de Curso), a consecução dos seguintes objetivos gerais do Programa de Desenvolvimento de Supervisores e Chefias Intermediárias:
1. Ampliação da capacidade de comunicação através de utilização da linguagem escrita, oral e corporal;
2. Desenvolvimento da iniciativa, da reflexão e da criatividade.
O Treinando como agente
Característica fundamental do método é a participação ativa do treinando. Tratando-se de educação de adultos e tendo como tema o próprio trabalho do educando, a articulação do conteúdo com o prévio conhecimento empírico do participante é fundamental.
O teatro como centro
Uma arte, o teatro, é utilizada como cerne da metodologia. A utilização da arte (em especial, o teatro) deriva dos objetivos gerais do programa, acima enunciados. Para atingir tais objetivos não basta a transmissão ou aprendizagem de um conteúdo a eles relacionado. A vivência é fundamental.
O teatro será meio para proporcionar uma vivência emocionalmente significativa do conteúdo (Stanislaviski). Uma vivência que signifique uma experimentação de possibilidades alternativas (Moreno). O teatro, ainda, como uma possibilidade de exteriorização do cotidiano. Cotidiano olhado de fora. Olhado criticamente (Brecht). O teatro, finalmente, como possibilidade de integração entre teoria e prática (Boal).
Um movimento em quatro passos
Utiliza-se, na apresentação e apropriação do conteúdo, uma estratégia baseada em quatro passos fundamentais:
1) Introdução do tópico do conteúdo através de estímulo aberto, usando outras formas de arte (pintura, poesia, literatura, dança, etc.) que:
– mobilize as vivências individuais;
– promova a revisão de conhecimento e valores;
– problematize o tema.
2) Trabalho individual e em grupo sobre o conteúdo (via teatro);
3) Debates em pequenos grupos ou em painel;
4) Síntese final, efetuada pelo docente.