1 de agosto de 2022

OLHA EU AQUI DE NOVO

OLHA EU AQUI DE NOVO

Foi encerrado, recentemente, o meu contrato como Coordenador Pedagógico do Programa Formare da Fundação Iochpe.

Esse contrato que eu mantinha com a Fundação Iochpe, via Germinal Consultoria S/S LTDA, durou 6 profícuos e criativos anos (2016 a 2022).

Durante esse período, pude atualizar e experimentar importantes concepções e instrumentos de educação profissional e corporativa  que foram por mim propostos e parcialmente testados (ver currículo anexo ou em:https://germinai.wordpress.com/v ), em situações anteriores,embora de menor responsabilidade ou complexidade.

Entre outras realizações pude:

  • Conceber uma proposta pedagógica de EPT ( Educação Profissional e Tecnológica) para jovens em situação de desvantagem social e econômica fundada no desenvolvimento de competências para a vida, o trabalho   e o exercício da cidadania   e de ocupações técnicas específicas, da base operacional de diferentes empresas.
  •  Atualizar a “Metodologia de Desenvolvimento de Competências” de minha autoria em parceria com Natalia Rodrigo, para a operação dessa proposta pedagógica. Para mais informações sobre essa atualização ver o artigo Tecnologia educacional e competências docentes para o século xxi
  • Coordenar e a implantação da proposta pedagógica e da metodologia nas 60 unidades do Programa Formare no interior de grandes empresas nacionais e multinacionais parceiras do programa: 3M, AETHRA GROUP, CMOC,  COTEMINAS, CUMMINS, DEXCO ,DHL, EATON, EMBRAER ,FM LOGISTIC, GE, GREENBRIER, BOSCH ,INTERNACIONAL PAPER, KRONBERG,  LOREAL, LANXESS, MAHLE, MARELLI,MAXION, MAXION MONTICH, MAXION WHEELS, MERITOR ,MIZU, MWM ,POLIMIX, POWERTRAIN ,REMON, SANTOS BRASIL ,SCHAEFFLER, SAINT GOBAIN, SCHMERSAL, SEQUOIA, SIEMENS SUZANO, SYL,TE, THYSSENKRUPP, VILLARES, VOITH  ,VOLKSWAGEN,WESTROCK,  ZF DO BRASIL.)
  • Conceber, realizar e coordenar a construção dos instrumentos teóricos e práticos de apoio  necessários à implantação da proposta pedagógica e da metodologia, a saber:
  1. Manual de Gestão: para os coordenadores voluntários das unidades Formare dentro das empresas parceiras,destinado à orientação  na implantação e gestão continuada dessas unidades.
  • Manual do Educador:destinado à formação e orientaçãodos Educadores Voluntários e colaboradores  das empresas parceiras.
  • Manual de Prática Profissional:destinado a orientar os colaboradores das empresas parceiras no planejamento e execução da prática profissional dos jovens aprendizes, sempre realizada com objetivos de aprendizagem  dos alunos durante a operação empresarial cotidiana.
  • Planos de Curso: certidão de nascimento dos cursos desenvolvidos nas unidades Formare e mapas de navegação em direção ao atendimento das necessidades de capacitação da empresa parceira.
  • Planos de ensino: para apoiar os Educadores Voluntários na mediação das situações de aprendizagem desenhadas com o uso da metodologia,para o desenvolvimento das competências das unidades curriculares (disciplinas) previstas nos Planos de Curso.
  • Guias do Aluno: Livros -texto para os jovens estudantes do Formare, com referências teórico-práticas sobre as competências incluídas nos planos de ensino.
  • Cursos de formação pedagógica: coordenação da elaboração,elaboração e mediação de cursos presenciais e a distância para coordenadores,orientadores da prática profissional e educadores voluntários(planejamento e mediação de situações de aprendizagem e avaliação da aprendizagem por competências).
  • Lego de competências: construção de um conjunto crescente e renovável de competências técnicas  específicas, articuladas com situações de aprendizagem, que permite a proposição, negociação e  definição ágil e eficiente  de currículos (Planos de Curso) e de Planos de Ensino Ajustados às demandas atuais e futuras de capacitação das empresas parceiras do Formare.

A implantação desse conjunto de novas,modernas e eficazes  propostas de  educação profissional, se deu  durante a coordenação pedagógica da operação de uma rede de unidades educacionais,distribuídas pelo território nacional e que já apresentavam bons resultados  a partir de outra concepção de educação profissional e com outros instrumentos de apoio pedagógico em uso.

  • Participar da concepção e desenvolvimento do Mentorare:participação na equipe de desenvolvimento deste programa de mentoria destinado ao desenvolvimento de planos de vida e trabalho. O programa é originário de unidade curricular similar do Formare que foi inspirada em anteriores unidades curriculares de programas desenvolvidos pela Germinal Consultoria: Programa de Educação para o Trabalho(PET),Portal do Futuro, Trilha Jovem  e Jovem Aprendiz Rural.
  • Participar da concepção e desenvolvimento do e-Formare: participação na equipe de concepção e desenvolvimento do e-Formare: o Programa de educação profissional híbrido e a distância. Ele parte do Formare tradicional, do qual mantém a concepção pedagógica e a metodologia de desenvolvimento de competências, adaptada à versão digital do Formare.

  • Participar da concepção, desenvolvimento e execução de programa de desenvolvimento a distância de professores de EPT. Participação na concepção , desenvolvimento e execução de turmas do módulo 1 (definição de competências), do módulo 2 (planejamento de situações de aprendizagem) , do módulo 3 (mediação de situações de aprendizagem) e concepção e desenvolvimento do módulo 4 (avaliação da aprendizagem por competênciasdo Programa de Desenvolvimento de Professores de Formação Profissional e  Tecnológica(EPT) dos estados de Piaui e Sergipe. O programa foi concebido, desenvolvido e executado em parceria da Fundação Iochpe, ITAÚ Educação e Trabalho e Secretarias de Educação dos estados referidos.

Entretanto, as condições objetivas da rede e o meu tempo restrito de dedicação ao Formare impediram que as concepções educacionais e  tecnologias já anteriormente propostas e ensaiadas em outros contextos (ver  em:https://germinai.wordpress.com/ ) fossem  atualizadas e integradas ao programa da Fundação Iochpe.  A saber:

  • Criação de um Instituto Superior de Educação: outro projeto concebido e ainda não implementado é o Projeto do Instituto Superior de Educação e Educação Profissional (ISE):  criação de um Instituto Superior de Educação que integre a formação de educadores em diferentes níveis (Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado) em diferentes e integradas possibilidades de oferta (em serviço, presencial, EAD, híbrida), sendo todas as formações de educadores (Educação Geral ou Educação Profissional e Tecnológica(EPT) e Educação Corporativa) realizadas sob a mesma concepção pedagógica e metodológica e disponibilizadas na perspectiva de desenvolvimento criativo de competências e da construção da cidade educativa.
  • Implantação em âmbito nacional de um Curso de Especialização em Docência da Educação Profissional: curso a distância que atualize as novas concepções curriculares e metodológicas antes indicadas e que parta do Programa de Especialização em Docência da Educação Profissional já desenvolvido pelo SENAC Nacional e pelo centro Universitário do SENAC/SP.

MODO DE CONTRATAÇÃO: A contratação da implantação dos projetos já existentes e da concepção e  implantação de novos, seguindo ou não a Linha de produtos da Germinal Consultoria, pode ser efetivada por meio de contratos de Trabalho, consultoria, prestação de serviços e parceria. Os contatos podem ser em tempo integral ou parcial , por projetos ou outras formas alternativas. A modalidade pode ser presencial, a distância ou hibrida.

(Para contato, por favor utilizem os) Meus emails:

joseantoniokuller@gmail.com

 josekuller@germinalconsultoria.com.br

Por favor não utilizem o email: josekuller@fiochpe. (Não temos mais acesso a este endereço.)

( telefone fixo e celular forneceremos no primeiro contato.)

Obrigado pela atenção

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