20 de fevereiro de 2011

Presente, Passado, Futuro

A vivência “Presente, pasado, futuro” foi criada para introduzir o Projeto de Ação Comunitária, um dos componentes curriculares do Programa Jovem Aprendiz Rural, desenhado pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo

Objetivo:

Provocar a expressão de percepções e sensações, presentes nas pessoas do grupo, em relação ao seu próprio ambiente; aquecer para o tema do Projeto.

Procedimento:

No chão da sala, no centro do semicírculo, faça a demarcação de três campos com fitas coloridas ou com fita crepe.
Informe que os espaços representam, respectivamente, o tempo passado, o tempo presente e o tempo futuro (indique cada um deles com uma tarjeta escrita), em relação ao ambiente onde vivem os aprendizes, envolvendo: moradia, relações, vizinhança, rua, bairro, região, cidade.

Oriente-os para que pensem no seu ambiente no tempo passado (já vivido) e façam um desenho, em 5 minutos no máximo, representando-o no passado. Peça para colocarem seus desenhos no espaço demarcado representando o passado.

A seguir, oriente-os para que pensem no seu ambiente no tempo presente e façam um desenho representando-o no presente (como realmente é hoje). Peça para colocarem seus desenhos no espaço demarcado representando o presente.

Finalmente, oriente-os para que pensem no seu ambiente no tempo futuro (como gostariam que fosse, como idealizariam). Da mesma forma, peça para colocarem os desenhos no respectivo espaço demarcado.

Em semicírculo, cada aprendiz apresenta e explica, sucintamente em 2 minutos no máximo, os desenhos que fez do seu ambiente, nos tempos presente, passado e futuro. Na medida em que as apresentações dos desenhos forem feitas, registre no flip-chart, em três colunas, os elementos positivos e negativos dos ambientes apresentados e as características do ambiente idealizado para o futuro.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Artigos relacionados