27 de novembro de 2009

Trilha Jovem, agora em livro

O site do Instituto IBI  veicula a seguinte notícia sobre o Projeto Trilha Jovem:

 

O projeto Trilha Jovem nasceu da idéia de contribuir para a formação de jovens em turismo sustentável e ultrapassou as fronteiras do estado baiano – onde teve início – chegando a oito estados.

 

No ano passado, a parceria foi ampliada, em uma iniciativa pioneira para o Instituto ibi pela dimensão do investimento. Foram 5 estados, 5 organizações de perfis distintos e mais de 45 profissionais capacitados na metodologia do Trilha para formar 1.080 jovens.

 

Com o apoio do Instituo ibi, foi desenvolvido um sistema de monitoramento e avaliação via web, ferramenta fundamental para que a equipe de coordenação nacional, sediada em Salvador (BA), pudesse estar mais próxima dos destinos onde o Trilha era realizado.

 

Outro resultado deste percurso foi a sistematização da experiência em uma publicação, denominada “Sentimentos Trilheiros”, elaborada por Tarcilla Siqueira. A sistematização será lançada em breve e abordará os desafios e alcances desta expansão a partir do relato dos participantes.

Já o Jornal Feira Hoje, em edição de 24/11/2009, informa que, dentre as comemorações do Dia do Hoteleiro, em evento promovido pela  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH Bahia), Instituto da Hospitalidade, Bahiagás, Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa (Secopa) e Colortel, no dia 26 de novembro, no Catussaba Resort Hotel, o livro foi lançado. Citando o Jornal:

 

Durante o evento, o Instituto de Hospitalidade fará o lançamento do livro Sentimentos Trilheiros – A história do programa Trilha Jovem, um olhar dos seus principais autores sobre o turismo e inclusão social do projeto, que completa nove anos.

 

Por scogle

Projeto Trilha Jovem nasceu de uma proposta curricular desenvolvida, em 2001, pela Germinal Consultoria para o Instituto de Hospitalidade (IH), de Salvador, na Bahia.

 

Essa primeira versão foi alterada pelo IH nas primeiras implementações, em 2004. Depois, em 2006, a versão original e a inicialmente implementada foram fundidas na versão atual, que ganhou dimensão nacional. A Germinal contribuiu nesse trabalho.

 

A partir da crítica, sistematização, reformulação e ampliação dos planos de aula utilizados nas primeiras implementações, a Germinal criou também as Referências para a Ação Docente (Eixos I, II e III), que são manuais que apresentam sugestão, passo a passo, de desenvolvimento de todas as unidades curriculares do Projeto. As Referências para a Ação Docente facilitam e são fundamentais na manutenção da qualidade  da expansão nacional do Projeto.

 

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