14 de junho de 2011

Unesco apoia uma estrutura curricular que torne o ensino mais atraente

O Site do O Globo, em 13/06/2011,  veiculou a seguinte notícia sobre os Protótipos Curriculares para o Ensino Médio desenvolvido ela Representação da UNESCO no Brasil:

 

BRASÍLIA – A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) está convencida de que é preciso mexer na estrutura curricular das escolas para tornar o ensino mais atraente para os jovens. A Unesco sugere que 25% da carga horária sejam destinados a atividades independentes das disciplinas tradicionais. A ideia é que as turmas desenvolvam projetos, a partir dos conhecimentos aprendidos em sala de aula. Pode ser um programa de prevenção da Aids e do uso de drogas, a criação de um blog ou um levantamento sobre o mercado de trabalho na comunidade.

Os demais 75% da carga horária poderiam ser preenchidos com disciplinas tradicionais ou não, desde que quatro áreas do conhecimento fossem contempladas: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. O fundamental, segundo os Protótipos Curriculares do Ensino Médio elaborados pela Unesco, é que as aulas expositivas deem lugar a uma dinâmica que tenha o estudante como protagonista da investigação e da busca do conhecimento.

— A prática hoje no interior da escola é compartimentada em disciplinas isoladas, sem planejamento coletivo, sem políticas mais estruturadas de formação de professores — resume a oficial de Projetos em Educação da Unesco no Brasil, Marilza Regattieri.

A proposta da Unesco foi apresentada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) no mês passado. A entidade pretende agora firmar parceria com governos estaduais para realizar um projeto piloto. Ou seja, levar os protótipos ao teste de fogo das salas de aula. Além de um modelo para o ensino médio de formação geral, a Unesco sugere uma organização curricular para o ensino médio integrado à formação profissional, isto é, curso geral mais curso técnico

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2 Comentários

  1. Pena e no entanto e por outro lado que devido ao desemprego de diplomados em engenharia estes por vezes sem o suficiente know-how sofram agora o pesadelo de terem que ir para as obras.Ora este statu quo fica a dever-se a uma coisa bem simples que repousa menos no direito constitucional a educacao e mais no novo-riquismo da democracia portuguesa que foi reconhecida pelo ex-ministro da Educacao David Justino quando lamentava o facto de no pos-25 de Abril se ter morto o ensino tecnico e profissional tendo-se perdido com isso quase 30 anos Diario de Coimbra 10 12 2003 .Por acreditar num ensino tecnico devidamente dignificado me fiz seu defensor por varias vezes nos media v.g. A extincao dos liceus e escolas tecnicas Diario de Coimbra 26 07 2001 . A contribuicao mais importante que a escola pode fazer para o desenvolvimento de uma crianca e ajudar a encaminha-la para a area onde os seus talentos lhe sejam mais uteis onde se sinta satisfeita e competente. Em vez disso submetemos toda a gente a uma educacao em que se somos bem sucedidos a pessoa fica preparada para ser professor universitario.

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