28 de março de 2012

Universalização do ensino médio

Apresentamos a seguir dados da edição de 2009 da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que foram trabalhados pela área de Estudos e Pesquisas do Todos Pela Educação.

Distribuição das Etapas de Ensino dos alunos de 15 a 17 anos

Etapa de Ensino

Número de alunos de 15 a 17 anos

%

Ensino Fundamental

3.315.658

31,9%

Ensino Médio

5.295.192

50,9%

Alfabetização de Jovens e Adultos

21.883

0,2%

EJA Fundamental

124.216

1,2%

EJA Médio

23.137

0,2%

Ensino Superior

62.361

0,5%

Pré-vestibular

17.127

0,2%

Não estudantes

1.539.811

14,8%

Fonte: Pnad 2009 – IBGE. Elaborado pelo Todos Pela Educação

Os dados mostram os dois principais problemas para a universalização do ensino médio brasileiro.

O primeiro deles é a defasagem idade/série, que faz com que muitos (31,9 %) dos jovens que deveriam estar no ensino médio ainda cursem o ensino fundamental. Se todos esses jovens estivessem cursando o ensino médio teríamos mais de 80% dos jovens neste nível de ensino. A solução para o primeiro problema está no Ensino Fundamental.

O segundo problema é o abandono precoce da escola. Este é um problema que tem múltiplas causas. Duas delas são muito importantes. A primeira é o desinteresse que a escola provoca em muitos jovens que, inclusive, não estudam e não trabalham. A segunda é a necessidade de começar a trabalhar mais cedo, que muitos jovens têm. Essas duas principais causas podem ser removidas. Com mudança no currículo e  incentivos à permanência, talvez metade desses jovens não abandonassem a escola.

Resolvida a defasagem idade/série e evitado (pelo menos em parte) o abandono precoce da escola, o ensino médio brasileiro atenderia 90% da nossa juventude. Não é um resultado quantitativo digno de primeiro mundo?

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