30 de julho de 2009

VEJA de novo: Escola do Futuro ?

 

Dando sequência a uma discussão interrompida sobre arquitetura e educação, voltamos à Revista Veja. Em sua seção sobre educação, a revista publicou um Infográfico sobre a Escola e o Ensino do Futuro. Acesse o infográfico, clicando aqui.

 Veja infograf_escola_futuro

  

Serei breve. O ambiente futurista oculta o conservadorismo. O professor continua no centro da ação. Ainda é uma aula. A tecnologia é usada para manter a concepção pedagógica tradicional e dominante.

 

Em um conjunto de textos sobre arquitetura escolar, especialmente nos artigos: Arquitetura Escolar e Indução Pedagógica e Arquitetura Escolar e Aprendizagem Criativa consideramos que a disposição física da sala de aula era muito importante na superação dessa concepção pedagógica tradicional. Entre as mudanças propostas nos artigos, foi privilegiada a disposição das carteiras em círculo. O Infográfico mostra uma forma de desvirtuar o que a disposição em círculo tem de positivo: representar uma relação mais igualitária, facilitar e possibilitar uma comunicação aberta entre todos.

 

Do ponto de vista arquitetônico, talvez a mudança tenha de ser mais radical. Como na Escola da Ponte, talvez seja necessário abolir a aula, as classes e as salas que as abrigam.

 

Ver outros comentários a respeito do Infográfico em: Prof. Michel (http://webdigitaleducator.blogspot.com/2009/04/escola-do-futuro-onde.html) ; BlogNato: http://blognato.fisica-interessante.com/2009/03/escola-do-futuro-segundo-revista-veja.html e Tecnologias Digitais e Educação: http://tdeduc.zip.net/arch2009-03-29_2009-04-04.html.

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3 Comentários

  1. Olá Profº Jarbas e Jose Antonio

    Realmente apenas as “cores e a moldura” do quadro mudaram, mas no fundo ainda é uma sala de aula e o professor continua no mesmo lugar.

    Concordo quando sugere a ruptura integral proposta pela Escola da Ponte. Essa sim uma proposta interessante e promissora

    E quando rolar o evento sobre arquitetura escolar, é só me convidar que eu com certeza irei participar.

    Abraços

  2. Oi grande Zé,

    Meu amigo Steen Larsen, insiste na idéia de que a escola deve mudar de auditório para laboratório. É claro que ele não sugere isso em termos literais. Usa duas metáforas que têm muitos sentidos a serem explorados. Mas tal exploração não cabe num simples comentário. Deixo a sugestão para você e leitores.
    Auditório informatizado, ou digitalizado, ou virtual, ou seja lá o que for, continua a ser auditório. Não há mudança. Temos, no caso, más de lo mismo como dizem os sábios espanhóis.
    Por falar em más de lo mismo, semana passada Sebá, professor de ensino fundamental na Catalunha e dirigente do webquestcat, numa conversa que tivemos em Barcelona, utilizou a dita expressão numa crítica que fez à lousa digital. Essa, com mais tecnologia e com muito mais custo, continua a sustentar uma prática (uso de quadros negros ou assemelhados) que já devia ter desaparecido da escola há muito tempo.
    Suas considerações sobre a “escola do futuro” da Veja são um alerta importante para quem se encanta com máquinas e equipamentos sem perceber que tecnologia é capacidade humana de mudar o mundo.
    Continuo sem tempo para me dedicar ao tema arquitetura e educação, mas não me esqueço dele. Ainda vamos fazer algum evento para agitar o tal.
    Abraço grande, Jarbas.

    • Jarbas

      Espero que a viagem tenha sido muito boa e tenha servido para recarregar as “pilhas”. Concordo que um evento sobre arquitetura e educação pode ser muito interessante e importante. Vamos ver se achamos algum tempo para colocá-lo no papel e, depois, fazê-lo acontecer.

      Abraços

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