A Germinal Consultoria tem significativa experiência em prestar assessoria no desenho e implementação de cursos técnicos de nivel médio.
Parte dessa experiência foi obtida no Senac/Rio. A Germinal ajudou a definir e acompanhou toda a estratégia de desenho dos curriculos e de implementação dos cursos técnicos daquele Regional do Senac. Já no primeiro movimento, em 2000, foram desenhados cerca de 30 diferentes cursos técnicos. A maioria desses cursos foi implementada em 2001 e continua, com pequenos aperfeiçoamentos, a ser oferecida até hoje (2008).
No desenho original, todos os cursos técnicos do Senac Rio foram desenvolvidos a partir de uma mesma estrutura comum. Esta estrutura curricular concretizava um conjunto de inovações educacionais que podem ser conhecidas clicando aqui. Para saber mais sobre a estrutura básica dos cursos técnicos do Senac Rio, clique aqui.
Neste post publicamos os perfis profissionais e o itinerário educativo do Técnico em Desenvolvimento Social Sustentável, excertos de um Plano de Curso que não foi implementado. O excerto deve ser encarado como um exemplo da aplicação dessa estrutura curricular comum e como uma amostra de um resultado possível do trabalho de consultoria da Germinal.
Perfil Profissional de Conclusão
Os perfis profissionais de conclusão das qualificações técnicas intermediárias e do técnico estão a seguir descritos, na ordem em que aparecem no itinerário de formação.
1. Perfil Profissional do Agente de Eventos Comunitários
O agente de eventos comunitários é o profissional responsável por estimular e organizar a participação dos diferentes grupos sociais em atividades comunitárias, identificando ou adaptando os espaços de convivência disponíveis. Suas ações se concretizam através de uma prática participativa e mobilizadora, com enfoque lúdico, educativo e solidário. Para tanto, desenvolverá as seguintes competências:
· Analisar interesses e necessidades locais;
· Estimular a formação de rede local;
· Planejar e organizar atividades e eventos comunitários nas áreas de lazer e recreação;
· Identificar tendências socioculturais locais e inseri-las nas programações;
· Elaborar estudo de orçamento e viabilidade econômica das programações;
· Estabelecer parcerias e captar recursos;
· Estimular práticas de esporte e lazer por uma vida mais saudável;
· Estimular a execução de atividades culturais na comunidade alvo;
· Dominar técnicas de recreação, jogos e brincadeiras adaptando-as as diferentes faixas etárias;
· Dominar técnicas de comunicação e recursos para a apresentação de eventos;
· Aplicar a legislação nacional específica, bem como os princípios e normas internacionais pertinentes.
2. Perfil Profissional do Coordenador de Projetos Sociais
O coordenador de projetos sociais é o profissional competente para atuar junto às empresas que investem ou queiram investir em projetos sociais e ambientais, como interlocutor, coordenador e executor de projetos e programas que promovam a qualidade de vida e o desenvolvimento das comunidades, estimulando o compromisso de responsabilidade social cidadã das empresas. Além de promover ações frente às necessidades sócio-ambientais demandadas pelas comunidades, o coordenador de projetos sociais estimulará internamente, na empresa , a organização e a capacitação de voluntários corporativos para participarem de atividades sociais externas e de atividades específicas que contribuam para a responsabilidade social no ambiente de trabalho. Para tanto, deverá desenvolver as seguintes competências:
· Fundamentar o conceito Empresa Cidadã e responsabilidade social;
· Atuar junto a empresas que investem em Projetos Sociais e Ações Ambientais, planejando e executando atividades que promovam a qualidade de vida das populações e a sustentabilidade do ambiente;
· Identificar as linhas de atuação política da empresa, sua missão estratégica e os procedimentos de marketing utilizados, de modo a associar a ação social desenvolvida , agregando valor à sua imagem ou marca;
· Identificar as diferentes formas de repasse e mecanismos para que as empresas possam realizar investimentos sociais;
· Agir como interlocutor da empresa frente às demandas sócio-ambientais das comunidades;
· Mediar conflitos entre diferentes atores;
· Definir critérios de escolha de parceiros com entidades de sociedade livre de acordo com as temáticas políticas da empresa;
· Desenvolver a consciência ambiental e social através de projetos e ações específicas no meio ambiente da empresa;
· Estimular e organizar o voluntariado nas empresas para que utilizem suas competências profissionais e sua força de trabalho em atividades sociais como ação institucional ou independente;
· Aplicar a legislação nacional específica, bem como os princípios e normas internacionais pertinentes.
3. Perfil Profissional do Técnico em Desenvolvimento Local Sustentável
O profissional Técnico em Desenvolvimento Local Sustentável é responsável pelo planejamento estratégico e execução de programas e projetos de ações sociais e ambientais. Estas ações devem promover o exercício da cidadania participativa; estimular parcerias com instituições, grupos e pessoas, visando o desenvolvimento local; envolver os integrantes da comunidade para maior aproveitamento do tempo livre; incentivar a responsabilidade social das empresas e instituições e buscar alternativas que remetam às possibilidades de geração de trabalho e renda, provocando, direta ou indiretamente, impacto social relevante que promova a qualidade de vida da população alvo. Para tanto, desenvolverá as seguintes competências:
· Organizar programas e projetos de lazer e projetos de ação social adequados ao atendimento das necessidades identificadas, considerando os interesses, atitudes e expectativas da população-alvo;
· Implementar ações que articulem instituições públicas, privadas e do terceiro setor, organizando e incentivando a formação de redes locais, objetivando a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento local e o exercício de uma cidadania crítica e participativa;
· Estabelecer parcerias com instituições, grupos e pessoas que poderão cooperar seja com recursos financeiros, materiais ou colaboração técnica, organizando práticas operacionais;
· Mediar conflitos de interesses entre os diferentes atores sociais;
· Promover e difundir práticas e técnicas de desenvolvimento sustentável nas comunidades, coletividades e grupos, estimulando a ética ambiental;
· Organizar espaços físicos para atividades e eventos, prevendo sua ambientação, uso e articulação funcional e fluxo de trabalho e pessoas;
· Incentivar o trabalho voluntário, as organizações sociais, os processos de formação associativa, buscando a inclusão social de indivíduos e grupos no mundo do trabalho e na vida social e comunitária,
· Planejar e executar atividades que promovam a qualidade de vida das populações e do ambiente de trabalho, atuando junto a empresas que investem em Projetos Sociais e Ações Ambientais;
· Elaborar ações e projetos que propiciem a geração de trabalho e renda;
· Executar atividades de coordenação financeira e técnica na administração de recursos;
· Coletar e utilizar indicadores urbanísticos e topográficos para subsidiar projetos;
· Identificar e utilizar, de forma ética e adequada, legislação e programas de incentivos ao investimento social e formas alternativas de captação de recursos e patrocínio para viabilizar os programas e projetos desenvolvidos;
· Aplicar a legislação nacional específica, bem como os princípios e normas internacionais pertinentes;
· Avaliar a qualidade das atividades e serviços realizados.
Itinerário formativo do Técnico em Desenvolvimento Local Sustentável
A Habilitação Profissional constante deste Plano de Curso compreende o currículo necessário à formação do Técnico de Desenvolvimento Local Sustentável, da área profissional de Lazer e Desenvolvimento Social. Está organizada em um percurso composto por cinco módulos, constituídos por projetos, em torno dos quais se articulam oficinas e outras ações de caráter educativo. O programa articula-se pelo macro-projeto Cidadania e Investimento Sócio-ambiental na Comunidade. Destaca-se uma carga horária significativa aos subprojetos desenvolvidos em cada módulo para o desenvolvimento e para a vivência das competências específicas de cada qualificação intermediária. Estão assim organizadas as etapas do percurso:
Módulo I: Núcleo Básico em Comércio e Serviços (primeira parte)
Projeto |
Ações Educativas |
Modalidade |
Duração |
Projeto Articulador 1: Minha Vida, Minha Imagem, Meu Trabalho |
· Definição do Código de Ética · Contrato de Aprendizagem · Lançamento do Livro · O Novo Mercado de Trabalho · Falar e Ouvir · Aprender a Aprender · Imagem Pessoal |
Projeto Projeto Projeto Workshop Workshop Workshop Workshop |
23 horas 9 horas 4 horas 12 horas 8 horas |
Duração Total |
56 horas |
Módulo II: Núcleo Básico da Área de Lazer e Desenvolvimento Social: Diagnosticando o Ambiente
Projeto |
Ações Educativas |
Modalidade |
Duração |
Projeto Articulador: |
· Elaboração de Projeto de Diagnóstico Sócio-Ambiental · Fundamentos Históricos Locais · Formação de Rede Local · Comunicação |
Subprojeto
Oficina
Oficina Oficina |
180 horas
12 horas
28 horas 20 horas |
Duração Total |
240 horas |
Módulo III: Agente de Eventos Comunitários
Projeto |
Ações Educativas |
Modalidade |
Duração |
Projeto Articulador: |
· Elaboração de Evento na Comunidade · Manifestação Cultural · Apresentação de Eventos · Mediação de Conflitos · Técnicas Essenciais · Informática · Atendimento ao Cliente |
Subprojeto
Oficina Oficina Oficina Oficina Oficina Oficina |
104 horas
32 horas 24 horas 20 horas 40 horas 28 horas 20 horas |
Duração Total |
268 horas |
Módulo IV: Coordenador de Projetos Sociais
Projeto Articulador |
Ações Educativas |
Modalidade |
Duração |
Projeto Articulador: |
· Elaboração de Projeto para a Geração de Trabalho e Renda na Comunidade-Alvo · Estatística Aplicada e Avaliação · Repasse · Meio Ambiente |
Subprojeto
Oficina
Oficina Oficina |
186 horas
32 horas
16 horas 20 horas |
Duração Total |
254 horas |
4 Comentários
Saludos a todos y todas
Estamos trabajando en proyectos de conservacion de bosque natibo en una zona muy sencible y pobre para evitar que el decierto abance.
Si alguien puede ayudar con comentarios sujerencias sitios web u ONGs que pudieran inpulsar esta iniciativa estariamos muy agradesidos.
Estamos uvicados en:Sud America- Ecuador- Azuay- Santa Isabel contactenos a cphuasipamba@hotmail.com
Bom.
Aguardo por respostas, o ano estar apenas começando as crianças e adolescentes do bairro pedem cursos gratuítos e oportunidades de vida.
Preciso de endereços de ongs, projetos, sites etc…
Muito obrigado tia Eliane
Bom dia!
Tenho o desejo de estar me aprimorando no curso de coordenador de projetos sociais. Faço parte da comunidade do Jardim Palmares na cidade de Nova Iguaçu, por ser área carênte e carecer de necessidades culturais de um apoio político. Estou aqui, pedindo se há possibilidades de eu fazer o curso e conseguir algumas orientações pra este projeto.
Obrigado tia Eliane
Tia Eliane
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