26 de outubro de 2014
Matrículas no ensino técnico
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IBERDADE LIBERDADE
DIRETOR DA GERMINAL PARTICIPA DO CONGRESSO DA UFBA
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RITOS DE PASSAGEM – OS PROJETOS RE
Resenha de Currículos integrados no ensino médio e na educaçãoprofissional: desafios, experiências e propostas, de Francisco de Moraese José Antonio Küller,São Paulo: Senac São Paulo, 2016. 398 p.
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IBERDADE LIBERDADE
L Em post homônimo a este escrevi sobre duas cenas teatrais qe me emocionaram e que usei em diversos cursos em que fiz a mediação em várias cidades do Brasil A primeira cena é a inicial da peça ]]]LiberdadeLihttps://youtu.be/etLnLDBWlDwberdade que pode ser ouvida na gravação a seguir: https://youtu.be/etLnLDBWlDw No uso da fala de Paulo Autran sobre…
DIRETOR DA GERMINAL PARTICIPA DO CONGRESSO DA UFBA
JoséAntonio Kuller, diretor da Germinal Consultoria participou do Congresso da Universidade Federal da Bahia (UFBA),fazendo a apresentaÇÃO doprojeto objeto da mesa.A apresentação rendeu um rica discussão com o público presente ç ão do projeto objeto da mesa. A apresentação rendeu um rica discussão…
Resenha de Currículos integrados no ensino médio e na educaçãoprofissional: desafios, experiências e propostas, de Francisco de Moraese José Antonio Küller,São Paulo: Senac São Paulo, 2016. 398 p.
Por Guido Cavalcante da Silva Filho Mestrado em Educação – MINTER UNINOVE/IFPIgeuidfilho@ifpi.edu.br Francisco de Moraes e José Antônio Küller têm muitas coisas em comum nas suas biografias: são pedagogos formados pela Unesp; atuaram profissionalmente em cargos de gestão no Senac São Paulo; são consultores educacionais (sócios diretores em empresas de consultoria); já atuaram como consultores…
OLHA EU AQUI DE NOVO
OLHA EU AQUI DE NOVO Foi encerrado, recentemente, o meu contrato como Coordenador Pedagógico do Programa Formare da Fundação Iochpe. Esse contrato que eu mantinha com a Fundação Iochpe, via Germinal Consultoria S/S LTDA, durou 6 profícuos e criativos anos (2016 a 2022). Durante esse período, pude atualizar e experimentar importantes concepções e instrumentos de…
INTRODUÇÃO DO LIVRO RITOS DE PASSAGEM
INTRODUÇÃO DO LIVRO “RITOS DE PASSAGEM” (revista em2022) Vi em sonho e já vi na vida. Proquê tem sonho que a gente vê que não é… É que nem conversa! Não tem conversa que a gente diz por brincadeira? Sonho, então, é… Acho que uns é brincadeira. Mas outros sonhos a gente vê que é…
Em Torno do Conceito de Cidade Educativa
Sobre o Mudar O que caracteriza a sociedade atual e o atual mercado de trabalho é a mudança e o incremento da velocidade dela. Formar cidadãos para essa sociedade e profissionais para esse mercado significa torná-los aptos para acompanhar o ritmo das mudanças. Formar profissionais, e ao mesmo tempo cidadãos, exige prepará-los para serem agentes…
Tecnologia educacional e competências docentes para o Século XXI
José Antonio Küller Vou dividir a minha escrita e fala em dois tempos e termos, tal como anuncia o título da mesa redonda do Congresso Internacional de Tecnologia Educacional, a ser realizado em setembro de 2018, em Recife, Pernambuco, ao qual se destina o presente trabalho: 1. Tecnologia educacional 2. Competências docentes para o século…
Silviano Santiago e Magda Soares ganham o Prêmio Jabuti 2017
Veja na notícia abaixo que este livro recebeu o prêmio Jabuti, na categoria Educação e Pedagogia Da Redação – O Globo O escritor Silviano Santiago foi o principal ganhador do 59º Prêmio Jabuti. Seu romance `Machado` (Companhia das Letras) foi escolhido livro do ano de ficção na disputa promovida pela Câmara Brasileira do Livro…
Descubra quais os cursos técnicos mais valorizados
Da redação – Terra Notícias – 18/01/2017 – São Paulo, SP Uma pesquisa da Consultoria ManpowerGroup concluiu que os cargos técnicos e de profissionais com habilidades técnicas específicas são os postos que as empresas mais têm dificuldades para preencher hoje no Brasil. A qualificação técnica é considerada o grande gargalo e, ao mesmo tempo, é…
Cidade educadora é cidade poética
André Gravatá – UOL Educação – 02/12/2016 – São Paulo, SP Dia 30 de novembro de 2016 é o Dia Internacional das Cidades Educadoras, em comemoração à data em que nasceu a Carta das Cidades Educadoras, em 1990, durante o 1º Congresso Internacional das Cidades Educadoras, na Espanha. Para celebrar este dia, compartilho uma história…
Telematrículas para educação de jovens e adultos começam hoje
Da agência Brasil – Agência Brasil – 24/10/2016 – Brasília, DF Começam nesta segunda-feira (24) as telematrículas para os interessados no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ministério da Educação, no primeiro semestre de 2017. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 deste mês pelo telefone 156, na opção 2. O…
Fernando Haddad: Cidade Educadora depende de políticas que enxerguem educação para além dos muros da escola
Danilo Mekari – Portal Aprendiz – 20/10/2016 – São Paulo, SP “A realidade é desafiadora e se transforma diariamente.” A constatação do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, serviu de introdução para uma complexa questão que perpassou a sua gestão a frente da capital paulista: o uso da cidade como território educativo. “Tal realidade permite…
Quando a exceção vira regra no Estado de exceção Guilherme Perez Cabral – UOL Educação – 03/10/2016 – São Paulo, SP Em termos educativos, justificar ações que fogem à regra e ao direito democrático, afirmando a excepcionalidade do momento vivido, é muito ruim. Não é tão simples, como pode parecer, saber o momento de…
Escola de ensino integral é modelo na superação da desigualdade, mostra pesquisa
Fernanda Cruz – Agência Brasil – 02/08/2016 – Brasília, DF Pesquisa que mapeou escolas brasileiras e estrangeiras mostra que o ensino integral no ensino médio ajuda a superar as desigualdades em questões como inclusão social, autonomia, etnia, raça, gênero e sexualidade. O estudo foi divulgado hoje (2), na capital paulista, durante o Seminário Internacional Educação…
Realização de seminários estaduais ajuda a aprimorar as propostas da Base Curricular
Assessoria de Comunicação Social – MEC – Revista Gestão universitária – 27/07/2016 – Belo Horizonte, MG Estão em curso por todo o país os seminários estaduais para as últimas alterações e supressões na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesta terça-feira, 26, as discussões começam nos estados da Paraíba e Bahia e no Distrito Federal. Na…
UAB institui portal de recursos educacionais abertos com acesso livre
(CCS/Capes) – Revista Gestão Universitária – 25/07/2016 – Belo Horizonte, MG Foi instituído, por meio da Portaria nº 106, de 14 de julho de 2016, o eduCapes, portal de recursos educacionais abertos com acesso livre, público e gratuito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e parceiros. A ferramenta é voltada para alunos e professores…
Jovem Aprendiz Rural
Alunos de 14 a 17 anos da rede estadual de ensino estão tendo a oportunidade de participar do programa “Jovem Aprendiz Rural”, realizado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), entidade de direito privado, paraestatal, mantido pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). O projeto é realizado em parceira com a Prefeitura de…
http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/diario-tv-2edicao/videos/t/edicoes/v/empresa-de-suzano-reune-20-jovens-para-trabalho-social-remunerado/4999160/
Polo Iguassu promove aula inaugural do Trilha Jovem neste sábado (7)
O Instituto Polo Internacional Iguassu ministrará no próximo sábado, dia 7, aula inaugural para a oitava turma do Projeto Trilha Jovem Iguassu. Será às 9h30, na Uniamérica. Os 120 jovens selecionados serão recepcionados pela equipe do projeto, que explicará como será a formação deles nas turmas de Hospedagem, Turismo & Atendimento e Alimentos &…
Segunda versão da base curricular incorpora sugestões de consulta pública
Mariana Tokarnia – Agência Brasil – 03/05/2016 – Brasília, DF O Ministério da Educação (MEC) entregou hoje (3) a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE), que será, a partir de agora, responsável pela consolidação do documento. De acordo com o MEC, a nova versão incorporou as sugestões…
Aberta à comunidade, escola assume papel na transformação do território
Portal Aprendiz – Revista Gestão Universitária – 25/04/2016 – Belo Horizonte, MG Há uma velha frase, uma antiga crença, de que a educação pode mudar o mundo. Não há dúvida que o conhecimento é transformador, mas cada vez mais, experiências têm mostrado que a escola – sozinha – dificilmente conseguirá completar essa ampla e complexa…
Em formação sobre Cidade Educadora, professores exploram a pé a região da Barra Funda
Danilo Mekari – Portal Aprendiz – 05/04/2016 – São Paulo, SP A manhã do último sábado (2/4) reservou surpresas e descobertas para os 30 professores da rede municipal de educação de São Paulo que participam do curso “Potenciais educativos do território urbano: rumo à Cidade Educadora”. A segunda etapa do curso – elaborado após meses…
Secretário diz que Base Curricular vai incorporar parte expressiva das críticas
Mariana Tokarnia – Revista Gestão Universitária – 15/03/2016 – Belo Horizonte, MG O documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular sofrerá “alterações importantes”, segundo o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Manuel Palacios. As mudanças serão feitas a partir das contribuições recebidas pela internet e também das análises de especialistas convidados pela…
Cidade Educadora reforça crença de que é possível transformar nossas comunidades por meio da educação
Pedro Ribeiro Nogueira – Portal Aprendiz – 15/03/2016 – São Paulo, SP Em uma escadaria na área externa da sede do Museu da Cidade, uma banda composta por professores cantava para uma plateia igualmente docente. Era sábado de manhã, nos arredores do Páteo do Colégio, bem ali onde a cidade de São Paulo foi fundada.…
Programa Trilha Jovem abre inscrição para preenchimento de 120 vagas
Prazo para cadastro somente pela internet será encerrado no dia 2 de abril. Interessados devem de 16 a 24 anos; projeto forma na área de turismo. Do G1 PR, em Foz do Iguaçu O Programa Trilha Jovem Iguassu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, está com inscrições abertas para o preenchimento de 120…
Base Nacional Curricular recebe contribuições até amanhã
Mariana Tokarnia – Agência Brasil – 14/03/2016 – Brasília, DF A consulta pública para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) termina amanhã (15) e, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), uma segunda versão do documento deverá ser concluída até o dia 15 de abril. As contribuições podem ser feitas no site da base,…
18 experiências que apostam na autonomia e protagonismo estudantil para transformar a educação
Por Caio Zinet – Centro de Referências em Educação Integral – Portal Aprendiz – 10/03/2016 – São Paulo, SP A autonomia dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano da vida escolar é apontada como um dos pilares dentro da agenda de fortalecimento de uma educação integral de qualidade. Tem sido, também, uma das…
Governo lança nova etapa do Pronatec com 2 milhões de vagas
Ana Cristina Campos e Felipe Pontes – Repórteres da Agência Brasil – Agência Brasil – 09/03/2016 – Brasília, DF O governo federal lançou hoje (9) nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com a meta de oferecer 2 milhões de vagas, em 2016: 372 mil para cursos técnicos e…
Secretários estaduais de Educação querem mudanças no ensino médio
Mariana Tokarnia – Agência Brasil – 03/03/2016 – São Paulo, SP A Base Nacional Comum Curricular não oferece respostas ao ensino médio e induz à manutenção do modelo atual, segundo secretários estaduais de Educação. Em reunião em Brasília, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) divulgou hoje (3) uma carta na qual sugere mudanças…
Estudo mostra que 1,3 milhão de jovens de 15 a 17 anos abandonam escola
Mariana Tokarnia – UOL Educação – 27/02/2016 – São Paulo, SP A porcentagem de jovens que concluem o ensino médio na idade certa – até os 17 anos – aumentou em 10 anos, passando de 5%, em 2004, para 19%, em 2014. Os dados estão em um estudo do Instituto Unibanco, feito com base nos…
Estados e municípios pedem clareza na definição da Base Nacional Curricular
Mariana Tokarnia – Agência Brasil – 24/02/2016 – Brasília,DF Para estados e municípios, a Base Nacional Comum Curricular – que vai fixar conteúdos mínimos obrigatórios em cada etapa da educação básica – precisa de maior clareza. Secretários estaduais e municipais de educação querem que a diretriz seja aprimorada antes de ser colocada em prática em…
Seminário reúne representantes de estados e municípios para discussão sobre a Base Comum
Assessoria de Comunicação Social – MEC – Revista Gestão Universitária – 24/02/2016 – Belo Horizonte, MG O Seminário Base Nacional Comum Curricular em ação: Formação de atores nacionais, promovido pelo Ministério da Educação, reúne em Brasília representantes das secretarias municipais e estaduais, bem como dos representantes estaduais e municipais nas comissões de mobilização locais, para…
Mudança no ensino médio vai das aulas à arquitetura
Estadão Conteúdo – UOL Educação – 22/02/2016 – São Paulo, SP Com projetos escolhidos pelo Ministério da Educação, colégios adotaram estratégias para tornar o ensino médio atraente. Na escola estadual Ítalo Betarello, zona norte, a evasão era alta nas noite de sextas-feiras. `A rua, a balada, os amigos eram mais convidativos do que a escola`,…
Estado de SP reduz 1 hora de aula em 118 escolas e pais fazem críticas
Estadão Conteúdo – UOL Educação – 17/02/2016 – São Paulo, SP A gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) reduziu em uma hora as aulas em 118 escolas estaduais que têm período integral. Muitos pais foram surpreendidos no primeiro dia de aula ao descobrirem que os filhos ficariam apenas oito horas na escola – e não…
Criatividade não é uma festa
Pablo Doberti – Porvir – 17/02/2016 – São Paulo, SP A criatividade não é uma festa. É uma conduta, uma sustentação ética. Não depende de desprendimento, mas de aperto. Não é um arrebatamento, é um sistema. Não aparece prontamente em qualquer um, mas, sim, se constrói trabalhosamente. Não é eminentemente genética – ainda que possa…
10 maneiras para inovar na volta às aulas
por Marina Lopes / Maria Victória Oliveira – Porvir – 15/02/2016 – São Paulo, SP O período de volta às aulas pode ser uma boa oportunidade para rever práticas e adotar novas estratégias pedagógicas. Sabe aquele conteúdo que os seus alunos têm dificuldade em aprender ou até mesmo desinteresse? É possível usar novas metodologias ou…
O desafio de processar milhões de sugestões para a Base Comum
Assessoria de Comunicação Social – MEC – Revista Gestão Universitária – 16/02/2016 – Belo Horizonte, MG Com quase dez milhões de contribuições já encaminhadas por indivíduos e instituições ao texto preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNC), a Universidade de Brasília (UnB) começou a fazer a sistematização de todos esses dados. Uma tarefa nada fácil.…
Base Nacional Comum Curricular já recebeu 10 milhões de sugestões
MEC – Revista Gestão Universitária – 04/02/2016 – Belo Horizonte, MG A Universidade de Brasília (UnB) começou a fazer a sistematização dos dados de quase dez milhões de contribuições já encaminhadas por indivíduos e instituições ao texto preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNC). O sistema está aberto para sugestões até 15 de março. O…
Trilha Jovem Iguassu é certificado novamente pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social
O Trilha Jovem Iguassu é referência na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social para atuação no mercado de trabalho no setor turístico. A metodologia adotada e os resultados obtidos renderam ao projeto, pela segunda vez consecutiva, a certificação no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Foram mais de 860 inscritos em…
Estudantes ocupam 8 escolas em GO contra novo modelo de gestão
Alessandra Modzeleski – UOL Educação – 14/12/2015 – São Paulo, SP Nesta segunda-feira (14), mais quatro escolas foram ocupadas por estudantes em Goiás, totalizando oito ocupações no Estado. Desta vez, o processo se distanciou da capital e alunos do Colégio Polivalente Frei João Batista, em Anápolis, a 55 km de Goiânia, ocuparam a unidade. As…
Base Curricular já recebeu mais de 6 milhões de contribuições, que ainda podem ser feitas
Assessoria de Comunicação Social – MEC – Revista Gestão Universitária – 11/12/2015 – Belo Horizonte, MG A consulta pública da proposta de Base Nacional Comum Curricular, realizada pelo Ministério da Educação, já recebeu mais de 6 milhões de contribuições até esta quinta-feira, 10. Escolas públicas e privadas, professores, organizações da sociedade civil e cidadãos têm…
Governos convocam escolas para debater Base Nacional Comum
por AGÊNCIA BRASIL – O Globo – 02/12/2015 – Rio de Janeiro, RJ No dia de mobilização nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNC), lembrado nesta quarta-feira, governos federal, estaduais e municipais convocam as escolas de todo o país para discutir o documento. A proposta é que escolas e redes reúnam professores, pais, estudantes…
Educador elogia protagonismo jovem em ocupações contra reorganização escolar
Isabela Vieira – Agência Brasil – 02/12/2015 – Brasília, DF Diretor por mais de 20 anos de uma escola pública de referência internacional em uma das maiores favelas de São Paulo, o professor Braz Rodrigues Nogueira dedicou a vida a propor alternativas ao atual modelo de ensino. Na Escola Municipal Campos Salles, em Heliópolis, ele…
Ministro faz pronunciamento para provocar debate no país
Assessoria de Comunicação Social – MEC – Revista Gestão Universitária – 01/12/2015 – Belo Horizonte, MG A fim de chamar a atenção para a importância da Base Nacional Comum Curricular (BNC), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, gravou pronunciamento no qual convida a comunidade escolar e a sociedade civil a participar do Dia da Base.…
Número de escolas ocupadas em SP chega a 74
Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil – Agência Brasil – 21/11/2015 – Brasília, DF O número de escolas estaduais ocupadas por estudantes em São Paulo chegou hoje (21) a 74. A informação foi confirmada pela Secretaria da Educação do estado. Ontem, o número de escolas ocupadas totalizava 67. Os estudantes ocupam escolas paulistas…
Base Curricular traz qualidade da educação para centro do debate, diz secretário
Mariana Tokarnia – Agência Brasil – 17/11/2015 – Brasília, DF Até o ano que vem, o Brasil deverá decidir o que as crianças e os jovens devem aprender em cada etapa do ensino básico, que vai da educação infantil ao ensino médio. A definição da Base Nacional Comum Curricular está prevista em lei, no Plano…
Ministro quer participação ativa do Conselho na Base Comum
Assessoria de Comunicação Social – MEC – Revista Gestão Universitária – 11/11/2015 – Belo Horizonte, MG “O Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação [CNE] têm um norte, uma bússola, que é o Plano Nacional de Educação”, disse o ministro Aloizio Mercadante, na reunião ordinária do Conselho Pleno do CNE, nesta terça-feira, 10.…
Base Nacional Comum Curricular será debatida pela Comissão de Educação
Senado Noticias – Revista Gestão Univeristária – 09/11/2015 – Belo Horizonte, MG A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza, na quarta-feira (11), às 11h, audiência pública interativa sobre a Base Nacional Comum Curricular, uma proposta do Ministério da Educação. No dia 16 de setembro, o Ministério apresentou a primeira versão da Base Nacional…
Ensino médio tem que fazer sentido para o jovem, diz presidente do Consed
Mariana Tokarnia – Agência Brasil – 02/11/2015 – Brasília, DF O ensino médio é considerado um dos grandes gargalos da educação brasileira. A etapa, que tem três anos de duração, concentra altos índices de evasão escolar e baixo desempenho nas avaliações nacionais. Neste final de semana, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) reuniu-se,…