27 de março de 2010

Trilha Jovem é um dos 50 jeitos brasileiros de mudar o mundo

 

O Projeto Trilha Jovem foi escolhido pelo Programa Voluntários das Nações Unidas como uma das melhores práticas de desenvolvimento no Brasil.

As melhores práticas estão reunidas em uma publicação denominada 50 Jeitos Brasileiros de Mudar o Mundo – O Brasil rumo aos objetivos de desenvolvimento do milênio. A obra foi editada pelo Programa das Nações Unidas par ao Desenvolvimento (PNUD).

As melhores práticas foram escolhidas segundo diferentes critérios: inovação, replicabilidade, impacto da intervenção, respeito à igualdade de gênero e raça e envolvimento ativo dos cidadãos/voluntariado.

Projeto Trilha Jovem nasceu de uma proposta curricular desenvolvida, em 2001, pela Germinal Consultoria para o Instituto de Hospitalidade (IH), de Salvador, na Bahia.

 Essa primeira versão foi alterada pelo IH nas primeiras implementações, em 2004. Depois, em 2006, a versão original e a inicialmente implementada foram fundidas na versão atual, que ganhou dimensão nacional. A Germinal contribuiu nesse trabalho.

 A partir da crítica, sistematização, reformulação e ampliação dos planos de aula utilizados nas primeiras implementações, a Germinal criou também as Referências para a Ação Docente (Eixos I, II e III), que são manuais que apresentam sugestão, passo a passo, de desenvolvimento de todas as unidades curriculares do Projeto. As Referências para a Ação Docente facilitam e são fundamentais na manutenção da qualidade  da expansão nacional do Projeto.

Hoje o Projeto está implantado em 10 destinos turísticos de 10 Estados Brasileiros, incluindo: Sâo Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife,  Foz do Iguaçu. Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Natal e São Luiz.

 
Compartilhar em:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Artigos relacionados