Em Variações Criativas na Dinâmica de Grupos – Aprendizagem Criativa / A análise III, damos um exemplo de inovação da dinâmica dos grupos na fase da Síntese.
Falamos que, em post posterior, iríamos mostrar um exemplo em que o pensamento seria predominante e a dinâmica possibilitaria a apresentação de conclusões mais verbais e objetivas. Sempre mantendo, porém, a preocupação de tornar a dinâmica agradável e desafiadora e de demandar o uso simultâneo das quatro funções conscientes (pensamento, sentimento,percepção e intuição).
O exemplo é a dinâmica: “Circuito dos Elementos”, parte de um programa de desenvolvimento gerencial em Gestão Estratégica em Agenciamento e Operações Turísticas, destinado a gestores de Agências de Viagens, que apresentamos a seguir:
Circuito dos elementos
Na volta do intervalo, o coordenador informa que o grupo vai vivenciar a segunda situação de aprendizagem – Circuito dos Elementos – que está prevista para o desenvolvimento da seguinte competência: identificar e projetar tendências de mercado.
Como forma de desenvolver a competência, os participantes vão enfrentar o seguinte desafio:
Elaborar diferentes cenários sobre o futuro do mercado e dos negócios de agenciamento e operações turísticas, tendo como horizonte o ano 2017.
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Cada grupo deverá elaborar um diferente tipo de cenário. A saber:
Grupo Água (azul) – o grupo deverá desenhar um cenário tendencial. O cenário tendencial é construído a partir do prolongamento ou inflexão de tendências passadas. O coordenador informa que o cartaz no centro do quadrado traz um exemplo de cenário tendencial construído sobre o prolongamento de tendências passadas.
Cenário Tendencial I: a exaustão de um modelo de negócio
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Questão para o futuro
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Cenário tendencial I (2017) |
1. As agências adotarão um posicionamento estratégico? |
R1. As agências continuarão sem um foco estratégico definido. Não optarão por foco no preço, no relacionamento com o cliente ou na qualidade do produto. |
2. Como será feita a segmentação de mercado? |
R1. Os segmentos mais atendidos continuarão sendo os interessados em turismo de lazer e o turismo de negócios / corporativo, sendo os clientes tratados de forma padronizada. |
3 Os produtos e serviços serão diversificados? |
R1. Venda de passagens aéreas, pacotes e meios de hospedagem ainda representarão 80% dos negócios das agências. |
4. Como serão remunerados os serviços de agenciamento e operações turísticas? |
R1: O processo de desintermediação estará quase completo. R2. Serão reduzidos ou extintos os pagamentos de comissões. R3: A maioria das agências não cobrará pelos seus serviços. |
5. Como serão distribuídos os produtos e serviços turísticos? |
R1. As companhias aéreas e as operadoras aumentarão significativamente a venda direta de passagens aéreas e pacotes turísticos. R 2. Metade das transações turísticas será feita via Internet. |
6. Como será a qualidade da prestação de serviços? |
R1. Não existirá uma preocupação sistemática com a melhoria da qualidade dos serviços. R2. As agências não investirão significativamente na qualificação do pessoal. |
7. As agências estarão atualizadas tecnologicamente? |
R1. A tecnologia de comunicação e informação não será usada para melhorar o relacionamento com os clientes, para aprimorar a gestão ou para a formatação de novos produtos. |
8. A agências participarão de iniciativas relacionadas com a sustentabilidade dos destinos? |
R1. Não existirá preocupação e não serão tomadas medidas que garantam a sustentabilidade dos destinos. |
O coordenador explora as previsões do Cenário Tendencial I, mostrando que elas foram construídas a partir da Pesquisa Setorial – Agências de Viagem no Brasil, que foi distribuída juntamente com as pastas aos participantes. O grupo deve, no entanto, descrever um cenário em que estas tendências passadas são revertidas ou reorientadas.
Grupo Terra (VERDE) – O grupo deverá elaborar um cenário exploratório. O cenário exploratório descreve um ou mais futuros possíveis. O qrupo pode trabalhar com questões diferentes ou enfocando ângulos diferentes daqueles incluídos no Cenário Tendencial I.
Grupo fogo (vermelho) – O grupo vai elaborar um cenário normativo. O cenário normativo descreve um futuro desejado. As variáveis usadas para descrever o futuro desejado serão de escolha do grupo.
Grupo ar (amarelo) – O grupo vai descrever um cenário intuitivo. O cenário intuitivo é qualitativo e fruto da imaginação. Difere do normativo na medida em que não precisa, necessariamente, ser um futuro desejado. É um futuro criado pela livre imaginação de seus autores.
O coordenador promove a formação dos quatro (4) grupos. Se, na escolha original, os participantes se distribuíram de forma equilibrada (numericamente) entre os elementos, o coordenador utiliza a mesma formação grupal resultante do movimento “Eu e os elementos”. Se os grupos resultantes daquele movimento forem numericamente muito diferentes, o coordenador promove uma redistribuição, de forma a equilibrar o número de participantes em cada grupo.
Primeiro Movimento: Síncrese
Cada grupo dirige-se ao canto da sala onde está um cartaz com o cenário relacionado ao seu elemento. Os grupos são informados que, nesse movimento, será utilizada a técnica da Tempestade de Idéias. Nela, o participante deve, sem censura, produzir o maior número possível de idéias que descrevam o cenário implicado no desafio.
Nos cantos, os participantes ouvirão, como fundo musical, o Chorus 1 – Saint Matthew Passion – BWV 244, de Bach, para propiciar a fluência das idéias. Individualmente, sem comunicação com os demais integrantes do grupo, os participantes registram, em tarjetas da cor representativa do seu elemento, frases que descrevem o cenário (o futuro) relacionado ao seu elemento.
Antes do início do registro das idéias, o coordenador apresenta um cartaz que orienta a apresentação de conclusões através de tarjetas. Através de uma tarjeta escrita por ele, exemplifica a aplicação das regras.
Atenção – tarjetas
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As tarjetas contendo descrições de futuros, individualmente produzidas, são fixadas nas paredes do canto da sala destinado a cada elemento (ar, fogo, terra e ar) e cenário e, portanto, a cada grupo.
Segundo Movimento : Análise
O Coordenador distribui e comenta rapidamente os Cenários Alternativos A e B, propostos pelo Ministério do Turismo no documento “Turismo no Brasil 2006 / 2010”.
Os grupos mudam de canto (caminhando para a esquerda). O coordenador distribui a poesia “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles, para ser lida por todos, sob a forma de jogral. Cada verso poderá ser lido por um grupo correspondente a um dos elementos. O quinto verso de cada série pode ser lido por todos. Para tanto, marcar na poesia, ao lado dos versos: fogo, terra, água, ar, todos juntos, como pode ser visto no texto adiante apresentado.
OU Isto ou Aquilo |
Todos juntos |
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Ou se tem chuva e não se tem sol |
Água |
ou se tem sol e não se tem chuva! |
Terra |
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Ou se calça a luva e não se põe o anel, |
Ar |
ou se põe o anel e não se calça a luva! |
Fogo |
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Quem sobe nos ares não fica no chão, |
Todos juntos |
quem fica no chão não sobe nos ares. |
Todos juntos |
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É uma grande pena que não se possa |
Água |
estar ao mesmo tempo nos dois lugares! |
Terra |
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Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, |
Ar |
ou compro o doce e gasto o dinheiro. |
Fogo |
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Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo… |
Todos juntos |
e vivo escolhendo o dia inteiro! |
Todos juntos |
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Não sei se brinco, não sei se estudo, |
Água |
se saio correndo ou fico tranqüilo. |
Terra |
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Mas não consegui entender ainda |
Ar |
qual é melhor: se é isto ou aquilo
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Fogo |
Meirelles, C. Ou Isto ou Aquilo. In: Poesia Completa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2001, p. 1483
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Após a leitura, os grupos trabalham sobre as descrições de futuro que foram registradas em tarjetas pelos participantes do grupo que ocupou aquele canto anteriormente. O coordenador pede que selecionem as descrições organizando-as em três conjuntos: (1) as repetidas; (2) as adequadas; e as (3) contraditórias. Pede que descartem as repetidas e as contraditórias e que complementem as descrições adequadas de futuro, sempre respeitando o tipo de cenário em construção.
Terceiro Movimento: classificação
Os grupos mudam novamente de canto e no mesmo sentido da mudança anterior. Antes de apresentar a nova atividade, o coordenador distribui o texto de apoio 5, que apresenta as propostas do Ministério do Turismo relativas à Segmentação e à Produção Associada, para o período de 2006 a 20010.
Turismo no Brasil de 2006 / 2010
O coordenador informa que os grupos vão classificar as tarjetas existentes em cada cenário nas seguintes categorias: Mercado; Clientela; Segmentação / Diversificação; Distribuição; Qualidade; Tecnologia; e Sustentabilidade. Distribui a cada grupo um conjunto de sete tarjetas brancas. Em cada tarjeta está impresso o nome de uma categoria. Por fim, o coordenador descreve rapidamente o nome de cada categoria.
1. Mercado: onde devem estar colocadas as tarjetas que façam previsões relacionadas ao crescimento ou redução do mercado de agenciamento e operações turísticas.
2. Clientela: Tarjetas que fazem previsões sobre as mudanças nas características da clientela e no atendimento aos clientes.
3. Segmentação / diversificação: onde devem ser colocadas as tarjetas que fazem previsões relacionadas aos segmentos de mercado e à diversificação de produtos e serviços.
4. Distribuição: onde devem ser incluídas as tarjetas que fazem previsões de modificações nas atuais formas de distribuição dos produtos e serviços de agenciamento e operações turísticas (divisão do mercado entre companhias aéreas, consolidadoras, operadoras, agências, etc).
5. Qualidade: Onde serão classificadas as previsões sobre mudanças relacionadas à qualidade de produtos e serviços.
6. Tecnologia: Tarjetas que fazem previsões sobre mudanças tecnológicas e seus efeitos.
7. Sustentabilidade: Tarjetas relacionadas ao desenvolvimento sustentável do turismo.
Se necessário, os grupos podem criar novas categorias e complementar as previsões em função do texto do Ministério do Turismo ou das categorias apresentadas. Para tanto, tarjetas brancas não impressas estarão disponíveis. Da atividade de cada grupo resultará um painel similar ao apresentado no quadro a seguir.
cenário tendencial (ou exploratório, ou normativo ou intuitivo) |
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Mercado |
tarjeta 1 |
tarjeta 2 |
tarjeta 3 |
tarjeta 4 |
tarjeta 5 |
Clientela |
tarjeta 1 |
tarjeta 2 |
tarjeta 3 |
tarjeta 4 |
tarjeta 5 |
Segmentação |
tarjeta 1 |
tarjeta 2 |
tarjeta 3 |
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Distribuição |
tarjeta 1 |
tarjeta 2 |
tarjeta 3 |
tarjeta 4 |
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Qualidade |
tarjeta 1 |
tarjeta 2 |
tarjeta 3 |
tarjeta 4 |
tarjeta 5 |
Tecnologia |
tarjeta 1 |
tarjeta 2 |
tarjeta 3 |
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Sustentabilidade |
tarjeta 1 |
tarjeta 2 |
tarjeta 3 |
tarjeta 4 |
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Quarto Movimento: Avaliação
Os grupos voltam a mudar de canto, no mesmo sentido. O coordenador apresenta rapidamente um slide com a segmentação utilizada pelo Ministério do Turismo e apresentada no quadro a seguir.
segmentação do turismo |
Turismo Social |
Ecoturismo |
Turismo Cultural |
Turismo de Estudos e Intercâmbio |
Turismo de Esportes |
Turismo de Pesca |
Turismo Náutico |
Turismo de Aventura |
Turismo de Sol e Praia |
Turismo de Negócios e Eventos |
Turismo Rural |
Turismo de Saúde |
MINTUR. Segmentação do turismo – marcos conceituais. Disponível em: http://institucional.turismo.gov.br/ Acesso em: 26 jan. 2007.
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Baseados nesta segmentação, no conhecimento, experiência profissional e intuição de seus integrantes, cada grupo avalia o painel resultante das intervenções dos grupos que anteriormente passaram por aquele canto. De acordo com a avaliação, os grupos alteram o painel, mexendo em todas as colunas e tarjetas que considerem inapropriadamente colocadas. Nessa tarefa de avaliar e alterar, os grupos procuram respeitar a característica fundamental (tendencial, normativo, exploratório ou intuitivo) do cenário em construção.
Quinto Movimento: conclusão
Os grupos mudam novamente de canto, ainda no mesmo sentido. Com este movimento, cada grupo retorna ao seu ponto de origem. Ouvem, antes de iniciar o trabalho final, a música “Tempo Rei”, cuja letra é distribuída previamente para os participantes e adiante apresentada.
Tempo rei |
Não me iludo
Tudo permanecerá do jeito que tem sido Transcorrendo Transformando Tempo e espaço navegando todos os sentidos Pães de Açúcar Corcovados Fustigados pela chuva e pelo eterno vento Água mole Pedra dura Tanto bate que não restará nem pensamento Tempo rei, ó, tempo rei, ó, tempo rei
Transformai as velhas formas do viver Ensinai-me, ó, pai, o que eu ainda não sei Mãe Senhora do Perpétuo, socorrei Pensamento
Mesmo o fundamento singular do ser humano De um momento Para o outro Poderá não mais fundar nem gregos nem baianos Mães zelosas Pais corujas Vejam como as águas de repente ficam sujas Não se iludam Não me iludo Tudo agora mesmo pode estar por um segundo Tempo rei, ó, tempo rei, ó, tempo rei
Transformai as velhas formas do viver Ensinai-me, ó, pai, o que eu ainda não sei Mãe Senhora do Perpétuo, socorrei GIL, G. Tempo Rei. In: Gil Luminoso. Brasil, Biscoito Fino, 1999. 1 CD.
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Cada grupo toma conhecimento do resultado do trabalho dos demais grupos sobre a sua produção inicial de idéias e anota concordâncias e sugestões de mudanças. Em painel, cada grupo apresenta suas concordâncias e sugestões de mudança, negociando-as com os demais grupos. Neste momento, além do grupo que está expondo, todos poderão contribuir com intervenções para crítica e enriquecimento dos vários cenários.