27 de outubro de 2009

Jovens Aprendizes visitam jornal

Notícia publicada na edição de 24/10/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 2 do caderno C, informa que os alunos do Programa Jovem Aprendiz Rural visitaram o Jornal.

 

Fot Aldo V. Silva

 

 O grupo, que foi formado em abril deste ano pela primeira vez em Sorocaba, conheceu as toda a área do jornal, como arquivo, auditório, projeto memória, redação e gráfica. O aluno Gilliard Augusto de Camargo, de 15 anos, disse ter se encantado com a estrutura do Projeto Memória – responsável pelo arquivo material e digitalização do jornal diário. “Achei interessante o fato dos jornais antigos terem que ser guardados em um local de baixa temperatura e pouca iluminação”, falou. Já Anailton José Firmino, de 17 anos, mostrou interesse quanto à história do jornal. “Não sabia que era centenário. Achei a história interessante, assim como a estrutura e organização da empresa”, falou.

 

 Teoria e prática

O projeto Jovem Aprendiz Rural dispõe de aulas práticas e teóricas sobre agricultura e empreendedorismo rural. “São alunos de escolas estaduais que foram selecionados para compor a classe. Todos residem nas proximidades do Lar Escola Monteiro Lobato, onde as aulas são ministradas”, explicou a instrutora Josemar Cury Basso do Rego.

 

 Segundo o instrutor Cesar Augusto Scaglianti, o projeto Jovem Aprendiz Rural conta com 360 horas de curso divididas em 150 dias úteis. “As aulas acontecem sempre de segunda a quinta das 13h30 às 17h30”, explicou ele que é responsável pelas aulas práticas de cultivo no campo no projeto e que acompanhou os alunos na visita ao jornal.

 

 

O Programa Jovem Aprendiz Rural, destinado aos jovens oriundos do campo e aprendizes, foi desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Busca desenvolver competências básicas para o trabalho, competências gerais para o trabalho rural e competências para o empreendedorismo.

 

 Para o desenvolvimento dessas competências, tem uma organização curricular composta por Projetos e Oficinas, como pode ser visto aqui.

 

 Para cada um dos componentes curriculares foi elaborado um manual para o coordenador docente e uma Cartilha do Aprendiz, de modo a propiciar um referencial para a ação docente, um material de apoio para os alunos e facilitar a integração e o treinamento dos professores do Programa. Para conhecer agumas amostras desses manuais, clique aqui.

Compartilhar em:

1 comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Artigos relacionados