Em cada lugar em que é implementado, o Programa Jovem Aprendiz Rural exige a criação de um terreno experimental. Nele, o projeto que articula o currículo, tornar uma área produtiva de forma sustentável, é desenvolvido. Em Araraquara (SP), o Programa Jovem Aprendiz Rural foi impementado no Assentamento Bela Vista.
No tereno experimental do Assentamento foi construída uma estufa. Sobre ela, O blog do Jovem Aprendiz Rural postou a seguinte notícia:
“Nossa estufa surgiu através de uma parceria com
a Embraer junto com os professores do curso Jovem Aprendiz Rural, que orientaram todo o processo.
E aos poucos a turma de 2008 começou a produzir as mudas, e hoje nós damos continuidade ao trabalho que eles começaram.
A estufa do Assentamento Bela Vista onde moramos, é cercada por tela e coberta por sombrite.
Tem um sistema de irrigação que é automático. Ele é ativado duas vezes ao dia, às 7h da manhã e às 15h30.
A irrigação é programada para ficar ligada de cinco a dez minutos.
Nela fazemos mudas para sabermos um pouco mais sobre cada tipo de planta. Temos: eucalipto, pimenta, cajá-manga, berinjela, manga, pitanga e árvores que fazem sombra e etc.
A estufa fica num local de fácil acesso para todos e ajuda no desenvolvimento das plantas.”
O Programa Jovem Aprendiz Rural, destinado aos jovens oriundos do campo e aprendizes, foi desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Busca desenvolver competências básicas para o trabalho, competências gerais para o trabalho rural e competências para o empreendedorismo.
Para o desenvolvimento dessas competências, tem uma organização curricular composta por Projetos e Oficinas, como pode ser visto aqui.
Para cada um dos componentes curriculares foi elaborado um manual para o coordenador docente e uma Cartilha do Aprendiz, de modo a propiciar um referencial para a ação docente, um material de apoio para os alunos e facilitar a integração e o treinamento dos professores do Programa. Para conhecer agumas amostras desses manuais, clique aqui.