14 de dezembro de 2010

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ RURAL DE JUQUIÁ

O site Portal Vale Online, divulgou a seguinte notícia sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural:

7 de dezembro de 2010Colocado em: Juquiá

O Programa de Aprendizagem Rural, do SENAR-AR/SP tem como objetivo proporcionar ao jovem a educação profissional, básica e genérica, necessária para o mundo do trabalho em todas as atividades produtivas do meio rural, complementadas com o desenvolvimento das competências de empreendedorismo. A capacitação promovida em Juquiá desde abril deste ano, foi encerrada com uma confraternização na empresa Palmito Floresta, na segunda-feira, dia 29, e oferecida aos alunos, pais e professores do curso.

O evento contou ainda com uma palestra motivacional sobre empreendedorismo proferida pelo prefeito Merce Hojeije e integrou a programação da formatura dos 27 alunos que concluíram o Programa Jovem Aprendiz Rural. O prefeito, também produtor rural e empreendedor de sucesso, destacou e passou aos alunos todo seu conhecimento com objetivo de proporcionar aos jovens do meio rural conhecimento e qualificação de aprendizagem profissional. A realização do curso em Juquiá contou com as parcerias do Sindicato Rural, Departamento de Agricultura e Turismo, Departamento de Educação, Prefeitura  de Juquiá, Sitio Pedra Cavalo (da família Areias Vieiras), Empresa de ônibus Mina do Vale, Fabrica de Palmito Floresta e as escolas estaduais e particulares.

Durante a realização do programa os alunos receberam orientações e informações técnicas e pedagógicas dos instrutores Engenheiro Agrônomo Ricardo Diniz e a Pedagoga Professora Janice Rodrigues. Participaram da cerimônia de encerramento o presidente do Sindicato Rural Lourival Koji, o coordenador do programa, Amarildo Vassão, o diretor do departamento de agricultura e turismo, Ilso Luiz dos Santos, a diretora de educação Regina Alice Nakao, a presidente do Fundo social Ana Emilia Hojeije, os diretores das escolas Alice Rodrigues Mota, Osvaldo Florência, João Adorno Vassão e Instituto Logos, além dos familiares dos alunos.

Durante o ano letivo em que transcorreu o programa, os alunos não só tomaram conhecimento das mais modernas técnicas que podem ser praticadas nas atividades do meio rural, como se preparam para o incremento do setor da agropecuária, por estarem munidos de modernos instrumentos, tanto em nível teórico como prático, necessários para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do campo. “Particularmente o programa destacou-se pela representativa participação dos alunos e também pela marcante solenidade de certificação dos 27 jovens ocorrida na ocasião e posso garantir que este diferencial se deu graças a garra e dedicação do nosso prefeito Merce e sua equipe, que não medem e não mediram esforços para concluir as ações realizadas pelo sindicato”, concluiu presidente do sindicato rural de Juquiá, Lourival Koji Kawashima.

O Instrutor Ricardo Diniz ressaltou que esta turma foi privilegiada por estar concluindo o programa na administração do empreendedor prefeito e sua equipe. “Aproveito a ocasião para agradecer aos pais dos alunos, os parceiros que se fizeram presentes durante a realização deste programa”, disse o instrutor. Para o diretor do departamento de agricultura e turismo, Ilso Luiz dos Santos, ter participado do inicio desta turma e agora também em sua conclusão é uma alegria enorme. “Durante a realização do programa, acompanhamos de perto cada momento e podemos garantir que essa turma tem um diferencial: são comprometidas e envolvidos. Se comprometeram na realização da II Feira da Pupunha, no Encontro da Família Produtora de Banana e demonstraram porque estão no programa”, disse o diretor Ilso. O prefeito Merce não escondeu a satisfação e orgulho dessa administração estar conseguindo realizar e apoiar iniciativas como essa. “Vocês fizeram a diferença. Me emociono quando vejo 27 jovens com vontade e muita garra. Minha infância foi dura, não tive a oportunidade que vocês estão tendo hoje, porém eu tinha metas e objetivos. Na vida temos que ter objetivos. E hoje vejo aqui novos empreendedores prontos para o campo de trabalho. Vamos juntos buscar uma solução para a continuidade destes jovens e inclusão deles no mercado de trabalho”, destacou o prefeito Merce Hojeije. O encerramento contou com um delicioso almoço oferecido pela empresa Floresta e feito especialmente com muito carinho pelas mãos da primeira dama Ana Emilia.

Sobre o Autor

Danilo Camargo é professor de Educação Básica II, Técnico em informática, Web Designer. Desenvolvedor do Portal Cajati Online.

Compartilhar em:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Artigos relacionados