10 de agosto de 2009

4.000 jovens aprendizes rurais visitam a AGRISHOW

horta mandala e poar - pardinho (SP) 2009

Horta mandala e pomar - Pardinho (SP)

 

O site O Barriga Verde, de Taió, Santa Catarina, veiculou a seguinte notícia sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural:

 

A possibilidade de conhecer, na prática, as máquinas e implementos agrícolas e ver, de perto, outras tecnologias para aplicação em fazendas e plantações são os principais objetivos dos jovens aprendizes rurais que visitam a AGRISHOW. “É uma oportunidade única estar aqui”, comemorou o aprendiz de 15 anos, Renato Ramos da Silva, da caravana de Santa Rita d’Oeste.

  

Vindas de diversas cidades do interior paulista, as caravanas são organizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), também responsável pelo desenvolvimento do programa Jovem Aprendiz Rural, com apoio das prefeituras e do Sindicato Rural local. Até o término da AGRISHOW, está prevista a visita de cerca de quatro mil aprendizes, de 14 a 17 de anos.

  

No programa, os jovens têm a oportunidade de aprender técnicas de plantação de hortaliças, de compostagem, de minhocultura, além de receber aulas de comunicação, socialização e empreendedorismo. E, dependendo da cidade, há uma parceria com os empresários da região para que os aprendizes efetuem estágio em suas propriedades, ao final do curso. “Com esse programa, tenho chance de arrumar um trabalho e ter uma carreira”, disse Silva.

 

 

jovem aprendiz rural de Tarumã (SP)

Jovem Aprendiz Rural de Tarumã (SP)

O Programa Jovem Aprendiz Rural, destinado aos jovens oriundos do campo e aprendizes, foi desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Busca desenvolver competências básicas para o trabalho, competências gerais para o trabalho rural e competências para o empreendedorismo.

 

Para o desenvolvimento dessas competências, tem uma organização curricular composta por Projetos e Oficinas, como pode ser visto aqui.

 

Para cada um dos componentes curriculares foi elaborado um manual para o coordenador docente e uma Cartilha do Aprendiz, de modo a propiciar um referencial para a ação docente, um material de apoio para os alunos e facilitar a integração e o treinamento dos professores do Programa. Para conhecer agumas amostras desses manuais, clique aqui.

Compartilhar em:

1 comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Artigos relacionados