O site da Prefeitura de Lorena, em 24/11/2008, veiculou a seguinte notícia sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural:
Uma parceria entre a Secretaria da Educação de Lorena, o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural está garantindo a adolescentes de Lorena e região, a chance de aprenderem noções sobre agricultura e pecuária, em um espaço apropriado.
Intitulado “Jovem Aprendiz”, o Programa de Aprendizagem para jovens que moram na zona rural teve como instrutor técnico, José Ronaldo e instrutora pedagógica Ana Luiza Batista, formou ontem, dia 20, 22 adolescentes com idades de 14 a 17 anos.
O programa consiste na realização de atividades educacionais voltadas para o desenvolvimento de competências fundamentais para a vida, para o trabalho e para o exercício da cidadania, preparando os jovens para o mercado de trabalho.
As atividades foram realizadas de segunda à sexta-feira, de março a Novembro, no Recinto de Exposição permanente do Sindicato Rural, somando o total de 600h. Os alunos freqüentavam a escola de ensino comum no período da manhã e ao saírem dirijam-se ao projeto, onde recebiam almoço e participavam de aulas teóricas e práticas.
“Qualificar jovens com potencial para trabalhar em empresas ligadas ao setor rural ou tornar-se empreendedores no meio rural. Esse é mais um de nosso desafio”, enfatiza o Prefeito Paulo Neme.
O evento contou com a presença do Prefeito Paulo Neme, da Chefe de Gabinete Regina Aquino; do Secretário Adjunto de Educação, José Aparecido; do Presidente do Sindicato, José Fernando Nunes; entre outros organizadores do programa.
O Secretário da Educação, Elcio Vieira acrescentou que o curso é um importante instrumento de inclusão. “Além de diminuir a evasão de jovens do meio rural, através da qualificação profissional, as aulas despertam o interesse dos estudantes podendo ajudar na opção profissional futura”, finaliza.
José Aparecido, Jornalista-Mtb 9302, Secretário Adjunto.
O Programa Jovem Aprendiz Rural, destinado aos jovens oriundos do campo e aprendizes, foi desenvolvido pela Germinal Consultoria para o SENAR de São Paulo. Busca desenvolver competências básicas para o trabalho, competências gerais para o trabalho rural e competências para o empreendedorismo.
Para o desenvolvimento dessas competências, tem uma organização curricular composta por Projetos e Oficinas, como pode ser visto aqui.
Para cada um dos componentes curriculares foi elaborado um manual para o coordenador docente e uma Cartilha do Aprendiz, de modo a propiciar um referencial para a ação docente, um material de apoio para os alunos e facilitar a integração e o treinamento dos professores do Programa. Para conhecer agumas amostras desses manuais, clique aqui.
Os Manuais do Instrutor (coordenador docente) e/ou as Cartilhas do Aprendiz de todos os componentes curriculares do Programa já foram publicados na Internet pelo SENAR. Para acessá-los, utilize os links que incluimos na coluna à esquerda do blog em: Aprendiz Rural – textos elaborados pela Germinal.