A Folha de São Paulo publicou entrevista com o novo Secretário de Educação de São Paulo. Como proposta básica de gestão, ele aponta medidas relacionadas à recuperação da motivação do professor. Em relação ao Ensino Médio, afirma:
“Mas tenho a leitura que um trabalho muito forte precisa ser feito no ensino médio, que está enfrentando os piores indicadores. Sem isso, você não terá ensino superior de qualidade, e o menino não vai ingressar no mercado.
A proposta, que já vinha sendo discutida, é integrar o ensino médio com o profissional. Permitir, por meio de convênios, que o menino complete sua formação com disciplinas técnicas, para habilitá-lo para o mercado de trabalho. Ele já sairia com uma habilitação, como técnico em mecânica ou eletrônica. Claro que o aluno não será obrigado a fazer isso.
Em outra vertente, ele pode ter disciplinas gerais para o mercado de trabalho dentro do currículo do ensino médio. E as universidades podem oferecer cursinho para os que decidirem não ir para habilitações técnicas.
Leia a entrevista completa em: Folha de S.Paulo – Entrevista da 2ª – Herman Voorwald: Estado não se preocupou em ter docente motivado – 10/01/2011.