O blog do Maurício Araya publicou em 18/02/2009, a seguinte notícia:
São Luís – Foi encerrado na noite de ontem (17), em uma grande cerimônia, o projeto Trilha Jovem, executado pela Faculdade São Luís em parceria com o Instituto de Hospitalidade. O projeto capacitou 173 jovens de 16 a 24 anos para atuar no desenvolvimento do Turismo.
Durante a manhã, empresários puderam observar o desempenho, competências e habilidades dos jovens participantes do projeto. À noite, a emoção contagiou pais e familiares, que comemoraram junto aos alunos a conquista de mais uma etapa concluída.
O evento contou com a participação do secretário de Turismo de São Luís, Liviomar Macatrão; da coordenadora pedagógica nacional do projeto Trilha Jovem, professora Gleide Macedo; do assessor de Planejamento e Execução da Faculdade São Luís, professor Reis Rocha; e do diretor geral da Faculdade São Luís, Geraldo Siqueira.
“O Trilha Jovem é um projeto de extrema importância para o jovem de São Luís se engajar no campo turístico. E a Secretaria de Turismo tende a oferecer trabalho a esses egressos capacitados pelo programa”, ressaltou o secretário de Turismo do município, Liviomar Macatrão.
“A Faculdade São Luís fica satisfeita em ter contribuído para o desenvolvimento dos alunos, e, principalmente, em poder vê-los colocando em prática os ensinamentos vistos em sala de aula durante os últimos cinco meses”, declarou o diretor geral da Faculdade São Luís, Geraldo Siqueira.
O Trilha Jovem conta com o apoio do Ministério do Turismo, Instituto Ibi, Counterpart International, com recursos da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e do programa Entra21, uma iniciativa da Fundação Internacional da Juventude (IYF) e do Fumin – Fundo Multilateral de Investimentos, administrado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.
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O Projeto Trilha Jovem nasceu de uma proposta curricular desenvolvida, em 2001, pela Germinal Consultoria para o Instituto de Hospitalidade (IH), de Salvador, na Bahia.
Essa primeira versão foi alterada pelo IH nas primeiras implementações, em 2004. Depois, em 2006, a versão original e a inicialmente implementada foram fundidas na versão atual, que ganhou dimensão nacional. A Germinal contribuiu nesse trabalho.
A partir da crítica, sistematização, reformulação e ampliação dos planos de aula utilizados nas primeiras implementações, a Germinal criou também as Referências para a Ação Docente (Eixos I, II e III), que são manuais que apresentam sugestão, passo a passo, de desenvolvimento de todas as unidades curriculares do Projeto. As Referências para a Ação Docente facilitam e são fundamentais na manutenção da qualidade da expansão nacional do Projeto.