O jornal Sudoeste do Estado divulga uma notícia sobre a implementação do Jovem Aprendiz Rual no Município de Taguaí (SP), que reproduzimos a seguir. Para saber mais sobre o Programa Jovem Aprendiz Rural e sobre a participação da Germinal no design e implementação do Programa, clique aqui. Para saber mais sobre o Projeto Articulador “Tornar uma área produtiva de forma sustentável”, clique aqui.
Observem que as fotos não fazem parte do contexto da notícia e foram incluídas por nós. Duas delas ilustram o projeto de criação de uma revista eletrônica, proposta na Oficina de Informática. A outra mostra uma repesentação teatral, recurso para o desenvolvimento de competências básicas para o trabalho, que junto com o desenvolvimento das competências gerais para o trabalho rural e das competências para o empreendedorismo, constituem o propósito do curso.
“Uma parceria entre o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Prefeitura Municipal de Taguaí está garantindo a adolescentes taguaienses a chance de aprenderem noções sobre agricultura e pecuária, em um espaço apropriado, já que o antigo matadouro municipal foi reformado e reformulado para atender as necessidades do Programa Jovem Aprendiz Rural.
Desde junho o projeto ganhou uma sede nova, pois antes funcionava no anfiteatro da Escola Pedro Soldera, e agora já pode atender da melhor forma cerca de 30 adolescentes, entre meninos e meninas de 14 a 17 anos, que freqüentam a escola no período da manhã e ao saírem dirigem-se ao projeto, onde recebem almoço fornecido pela Cozinha Piloto de Taguaí e participam de aulas teóricas e práticas.
Das 13:00 horas às 17:00 horas os adolescentes participam do programa, orientados pelas instrutoras Carolina Andrade (zootecnista) e Elisângela de Oliveira (pedagoga). Os cursos ministrados por Carolina são voltados a área da agricultura e pecuária, abordando temas como a degradação do meio ambiente, aulas sobre o plantio e cultivo de milho, mandioca, cana-de-açúcar, legumes, verduras, ervas medicinais, além da criação de animais de pequeno porte como coelho, codorna e frango.
Já a orientadora Elisângela cuida da parte pedagógica do programa, transmitindo aos adolescentes lições de trabalho em equipe, como alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais, como se comunicarem melhor verbalmente, entre outras. As aulas teóricas são ministradas dentro da sala, de uma forma que leve os participantes a interagirem com os colegas, permitindo a participação de todos em debates e discussões, facilitando a aprendizagem e a compreensão.
Além da parte didática os jovens atendidos pelo programa também participam de projetos de teatros, viagens e visitas, pois assim os instrutores procuram ensinar de uma forma divertida, com mais brincadeiras e menos rigidez. Um exemplo é a viagem que está programada para Rubião Junior, à Faculdade de Agronomia, Zootecnia e Veterinária, tudo para que os adolescentes conheçam a realidade das profissões que sonham ter.
Outra parte importante do programa Jovem Aprendiz Rural são as aulas de informática, que levará os participantes a aprendem a criar seus próprios blogs, páginas na Internet, tudo para que futuramente possam divulgar seus trabalhos.
Segundo o coordenador e médico veterinário, Neto Lança, neste último sábado, 09, o grupo participou da Campanha de Vacinação, no Centro de Saúde, expondo os produtos cultivados na sede do programa, dando sementes e orientações sobre o seu cultivo às pessoas que por lá passavam, visando incentivar adultos e crianças a consumirem legumes e verduras.
O programa segue até novembro, quando os participantes receberão um certificado de conclusão do curso.”